Mão Santa apela aos deputados para aprovação de projeto sobre aposentados



Ao discursar na sessão plenária desta sexta-feira (17), o senador Mão Santa (PMDB-PI) fez um apelo para que a Câmara dos Deputados aprove o projeto de lei oriundo do Senado que acaba com o fator previdenciário (PLS 296/03, que tramita na Câmara como PL 3.299/08). A medida, afirmou o parlamentar, beneficiará 25 milhões de brasileiros.

- No Senado, por unanimidade, aprovamos o projeto bom que acaba com o achatamento dos benefícios dos aposentados e pensionistas, mas ele está dormindo nas gavetas da Câmara. Também seria bom que Câmara e Senado se organizassem para derrubar o veto presidencial ao reajuste dado aos aposentados, em 2006. A aprovação dessas duas propostas seria um prêmio justo aos que tanto trabalharam durante sua vida - enfatizou.

De acordo com o parlamentar, as matérias corrigem injustiças, acabando com a discriminação no reajuste de aposentadorias e pensões. Mão Santa lembrou que a família brasileira está sendo "abalada em seus alicerces" por causa do desemprego crescente. Por isso, frisou, os benefícios dos aposentados estão sendo usados, muitas vezes, para ajudar filhos e netos, tornando-se indispensável para a estabilidade familiar.

O senador pelo Piauí aconselhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a não incentivar os planos de previdência privada no Brasil, porque "não são sérios". Ele lembrou o seu caso, dizendo ter pago durante 25 anos um plano de previdência particular para receber cinco salários mínimos, o que representaria hoje R$ 2.350, mas recebe apenas R$ 156.



17/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa pede aprovação do projeto que beneficia aposentados

Paim apela aos deputados pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Papaléo pede à Câmara dos Deputados aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Mão Santa pede aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Dornelles apela para aprovação rápida de projeto que prevê correção do FGTS

Mário Couto agradece apoio de Mão Santa à aprovação de projetos que beneficiam aposentados