Mário Couto agradece apoio de Mão Santa à aprovação de projetos que beneficiam aposentados



Em pronunciamento nesta quinta-feira (29), o senador Mário Couto (PSDB-PA) agradeceu o empenho do senador Mão Santa (PSC-PI) pela aprovação de projetos, em tramitação na Câmara dos Deputados, que beneficiam os aposentados. De acordo com o parlamentar, o presidente daquela Casa, Michel Temer, prometeu votá-los na próxima quarta-feira (4).

Uma das propostas extingue a aplicação do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias; outra, garante às aposentadorias o mesmo índice de reajuste do salário mínimo; e uma terceira, recompõe o valor das aposentadorias, equiparando-as ao mesmo número de salários mínimos da data de sua concessão.

Mário Couto disse ter chegado ao Congresso Nacional "cheiro de esperanças de ajudar o país", e manifestou a sua angústia ao ver, no Legislativo, "a distinção que se faz entre as classes sociais". Ele citou, como exemplo, o fato de indicações do presidente da República para o preenchimento de cargos no governo "passarem feito bala, rasgando o Regimento Interno [do Senado] e a Constituição", enquanto os projetos que beneficiam os aposentados tramitam no Congresso há cinco anos.

Educação e violência

Mário Couto voltou a denunciar a violência nas escolas do Pará, e disse acreditar que esta situação tem relação com o desvio de verbas públicas da educação e com a corrupção nessa e em outras áreas no estado, como a segurança pública e a saúde.

Ele relatou denúncia feita em reportagem do jornal local O Liberal, na edição do último dia 23, sobre filmagem de cenas de sexo entre adolescentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto Olímpio em Belém e outras notícias de agressões físicas dentro e fora dos muros escolares.

- Como se deixa a juventude do estado do Pará nesta situação? Como a governadora pode ser tão incompetente que não sabe que a educação é a base da nação - questionou.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), em aparte, disse que a situação é crítica também na capital paulista, no bairro da "Cracolândia", onde o crack está disseminado entre a população de baixa renda. Observou, no entanto, que a culpa não é do governador José Serra, acrescentando que e problema deve ser combatido em conjunto pelos governos municipal e estadual. 



29/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto defende aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto cobra aprovação de propostas que beneficiam aposentados

Mário Couto cobra a votação, pela Câmara, de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto protesta contra demora na votação de projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto comemora decisão da Câmara de votar projetos que beneficiam aposentados

Mário Couto quer paralisar votações até que a Câmara aprecie projetos que beneficiam aposentados