Mão Santa apela por produtores de soja do Piauí



O senador Mão Santa (PMDB-PI) fez um apelo, nesta quinta-feira (3), aos ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para que socorram os produtores de soja do cerrado piauiense. Mão Santa disse temer uma catástrofe devido ao péssimo estado da rodovia PI-397, também chamada de Transcerrado e que escoa quase toda a produção de soja.

- A estrada virou um atoleiro e saiu duas vezes no Bom Dia Brasil. Em 1995, a área plantada era de 60 mil hectares. Em 2002, a área plantada era de 230 mil hectares. Em 2007, caiu para 217 mil hectares. O risco da perda é grande, porque, com as atuais condições da estrada, não há como transportar a soja colhida - lamentou.

Mão Santa comentou que a estrada foi abandonada no verão e, com as chuvas, as condições de trafegabilidade pioram, embora na tenha sido feito ainda para impedir a sua degradação. Segundo acentuou, o estrangulamento da colheita e de sua comercialização pode gerar uma grande perda na safra. Para piorar a situação, o senador informou que, há uma semana, o preço da soja caiu, o que gera prejuízo certo.



03/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa destaca desenvolvimento da produção de soja no Piauí

Mão Santa cobra ajuda para produtores de feijão do Piauí

Governo e produtores discutem safra de soja

Benício: Piauí poderá se tornar maior produtor de soja do Nordeste

Ciro Nogueira destaca reportagem sobre plantio de soja no sul do Piauí

Produtores precisam regularizar plantio de soja, diz Jonas Pinheiro