Mão Santa destaca desenvolvimento da produção de soja no Piauí



O senador Mão Santa (PMDB-PI) questionou nesta segunda-feira (19) a opção feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de visitar o município de Balsas, no Maranhão, considerado como pólo de desenvolvimento por ter ampliado a produção de soja de 400 mil toneladas para 900 mil toneladas. Ele considerou que o Piauí deveria ter sido o escolhido para a visita, já que conseguiu, de 1994 para cá, incrementar a produção de soja de 10 mil toneladas para 400 mil toneladas.

Na avaliação de Mão Santa, o Piauí não deve ser considerado como um problema, mas sim como a solução para o problema da fome do Brasil. Ele comentou que o estado dispõe de 11 milhões de hectares de cerrado em planície, terras consideradas de ótima qualidade para a agricultura. O senador também destacou a localização estratégica da região, no meio-norte do país.

- O cerrado piauiense é privilegiado por localizar-se entre as regiões Centro-Oeste e Nordeste, sendo ali a última faixa de alto potencial produtivo, decorrente dos ricos solos e índices pluviométricos acima de 1.200 milímetros de chuva por ano, em paralelo ao semi-árido, o que nos credencia a ser em breve o maior celeiro de grãos de todo o Nordeste, viabilizando o incremento de outras áreas, como por exemplo a produção animal - afirmou Mão Santa.

A maior proximidade do Piauí, dentre os produtores de soja, com os Estados Unidos e a Europa também foi destacada por Mão Santa. Ele informou que a soja produzida nos demais estados da região é exportada pelos portos de São Paulo, Paraná ou Santa Catarina, o que termina por encarecer o produto. Segundo estudo feito pela Companhia Vale do Rio Doce, o custo da exportação do grão de soja pelo porto de São Luís, no Maranhão, para Rotterdam, na Holanda, é de US$ 34,00 a tonelada. Pelos portos de Paranaguá, São Paulo, Santos ou Santa Catarina sai a 63 dólares a tonelada, comparou.

Ao final do seu pronunciamento, Mão Santa pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conclusão de duas estradas incluídas no Plano Plurianual (PPA). A primeira delas é a BR-135, que liga os municípios de Bom Jesus a Gilbués e segue até Santa Filomena, na divisa com o Maranhão. A outra estrada solicitada pelo senador é a que vai de Bom Jesus a Ribeiro Gonçalves.



19/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa apela por produtores de soja do Piauí

Ciro Nogueira destaca reportagem sobre plantio de soja no sul do Piauí

Mão Santa: produção de grãos do Piauí está em queda

Mão Santa lamenta baixo índice de desenvolvimento do Piauí

Mão Santa destaca crescimento do PSC no Piauí

Mão Santa destaca crescimento do PSC no Piauí