Mão Santa celebra os 155 anos de Teresina
O aniversário de 155 anos de Teresina, capital do Piauí, foi lembrado nesta quinta-feira (16) pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), que ressaltou os encantos da cidade e a sua história. Ele disse que Teresina foi a primeira capital planejada do Brasil, quando um funcionário público foi enviado pelo Império para administrar a colônia e percebeu que a cidade de Oeiras não serviria para abrigar a capital.
- O nome da capital foi uma homenagem à esposa de Dom Pedro I, Teresa Cristina - disse.
Mão Santa disse que o funcionário público, de nome Saraiva, atentou para a navegação fluvial e escolheu a localização de Teresina entre dois rios. Ele também lembrou que, na época, deputados de oposição acusaram Saraiva de criar gastos com a construção da nova capital, mas ele rebateu dizendo que não há gasto quando existe a perspectiva de riqueza e de futuro.
O senador lembrou ainda as promessas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às vésperas da eleição de 2006, ao povo do Piauí, e que ainda não foram cumpridas. Promessas como a construção de uma ponte em Teresina que seria inaugurada na celebração dos 150 anos da capital.
- Apesar de o governador ser do PT, foi cinco anos só na roubalheira e ficou só o esqueleto. Nós nos orgulhamos muito da nossa capital, que hoje é um pólo médico, um pólo de engenharia e de arquitetura - afirmou.
16/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa celebra os 165 anos de fundação de Parnaíba
Flávio Arns celebra dez anos da Faculdade Santa Terezinha
Mão Santa presta homenagem a Teresina
Mão Santa faz apelo por melhorias em hospital de Teresina
Mão Santa diz que candidato a prefeito de Teresina praticou crime eleitoral
Mão Santa anuncia compromisso de ministro para concluir pronto-socorro em Teresina