Mão Santa faz apelo por melhorias em hospital de Teresina
Ao mesmo tempo em que citava reportagem que destaca o estado do Piauí como referência nacional em Oftalmologia, o senador Mão Santa (PMDB-PI) registrou nesta segunda-feira (7) as precárias condições de funcionamento do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Mão Santa fez um apelo ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para que retome os convênios com o hospital e faça uma visita a este com o atual secretário de saúde, João Orlando.
- O hospital está falido por causa das tabelas do SUS - lamentou o parlamentar, referindo-se às baixas remunerações pagas pelo Sistema Único de Saúde aos hospitais conveniados.
Mão Santalamentou que até mesmo crianças têm dificuldades de atendimento no HGV. Ele pediu ainda ajuda às autoridades sanitárias de São Paulo para o combate a uma epidemia de dengue hemorrágica no Piauí.
O senador afirmou que a medicina no Piauí é hoje referência no Brasil porque, no período da ditadura militar, o estado foi o único a ser administrado por um médico e, com isso, evoluiu em termos de implantação de medicina de qualidade e de corpo médico profissionalizado.
O senador lembrou também que, durante a gestão de Heráclito Fortes como prefeito de Teresina, a saúde recebeu reforço. Ele elogiou ainda a atuação de Francisco Ramos no HGV que, durante seu governo, teria entregue 129 leitos ao pronto-socorro daquele hospital.
O parlamentar pelo Piauí recordou ainda que, durante o período em que governou o Piauí, recebeu uma comenda da mais antiga instituição de Medicina e cirurgia do Rio de Janeiro, por "ações políticas em favor da Medicina".
07/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito lamenta politização de obras de hospital em Teresina
Heráclito aplaude inauguração de novo hospital em Teresina
João Vicente Claudino pede atenção a hospital de Teresina
Mão Santa presta homenagem a Teresina
Mão Santa celebra os 155 anos de Teresina
Mão Santa diz que candidato a prefeito de Teresina praticou crime eleitoral