Mão Santa comemora 184 anos da Batalha de Jenipapo e cobra atenção às obras inacabadas do Piauí
No dia em que se comemoram os 184 anos da chamada Batalha do Jenipapo, em que piauienses e cearenses enfrentaram o exército português, o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou a importância do Piauí para a grandeza da nação brasileira.
Mão Santa explicou que a Coroa Portuguesa, com o objetivo de garantir a perpetuação de seus domínios sobre a parte norte do país após a independência, nomeou o militar João da Cunha Fidié, dando-lhe a missão de tomar posse do território.
A primeira vila piauiense a se rebelar, segundo Mão Santa, foi São José da Parnaíba, em 19 de outubro de 1822, sob a liderança de Simplício Dias da Silva, o que fez com que a pequena comunidade fosse invadida e tomada pelas tropas de Fidié. Foi então que se deu, em março de 1823, a Batalha do Jenipapo, no atual município de Campo Maior.
Simplício deslocou-se para o Ceará para recrutar aliados e, no processo de adesão de novos rebelados, deu-se a declaração de independência. Foi então que, às margens do rio Jenipapo, aconteceu a referida batalha: piauienses e cearenses, armados com facões, machados, foices, espetos, espingardas, paus e pedras, enfrentaram um exército experiente, municiado com equipamentos militares tradicionais.
Os separatistas foram derrotados, mas fragilizaram as tropas portuguesas, queforam encurraladas em julho de 1824 por um novo levante, formado por piauienses, cearenses e maranhenses, em que o exército de Fidié finalmente se rendeu.
O senador aproveitou a ocasião para solicitar ao governo federal, em nome da população piauiense, que finalize uma série de obras inacabadas do estado, como o Porto de Luiz Correa, a estrada de ferro central do Piauí, a Universidade Delta do Piauí e o Hospital Universitário, entre outras.
Para o parlamentar, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pacote de investimentos em infra-estrutura, "é pura propaganda".
Em aparte, o senador Mário Couto (PSDB-PA) disse que também há muitas obras inacabadas no Pará. O parlamentar cumprimentou Mão Santa pelo "amor e respeito ao povo do Piauí".13/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado comemora 186 anos da Batalha do Jenipapo
Mão Santa lembra os 187 anos da Batalha do Jenipapo e sua importância para a Independência
Mão Santa pede conclusão de obras inacabadas no Piauí
Mão Santa pede inclusão de obras inacabadas do Piauí no PAC
Mão Santa pede a Lula conclusão de obras inacabadas no Piauí
Mão Santa afirma existirem centenas de obras inacabadas no Piauí