Mão Santa comemora contestação de contribuição previdenciária de inativos e pensionistas
Ao comentar artigo do jornalista Cláudio Humberto, publicado em seu site nesta segunda-feira (20), o senador Mão Santa (PMDB-PI) comemorou em Plenário uma notificação da Corte Interamericana de Direitos Humanos ao governo brasileiro - a partir de denúncia do Instituto Mosap - contra a contribuição dos inativos e pensionistas para a Previdência, instituída pela reforma previdenciária aprovada pelo Congresso em dezembro de 2003.
Ressaltando que em caso semelhante, no Peru, o governo foi obrigado a restituir aos servidores, com efeito retroativo, o que lhes foidescontado, Mão Santa aconselhou o governo federal a não se defender na ação em questão, mas sim pagar imediatamente aos aposentados e pensionistas.
- O governo prepara a defesa. Não se defenda, Lula, pague os velhinhos. Seja honrado, seja honesto, seja verdadeiro e seja agradecido. Não se defenda e pague - disse o senador.
Mão Santa criticou ainda o governo por haver vetado aumento de 16,6%para aposentados e pensionistas aprovado pelo Congresso em julho do ano passado. O percentual foi incluído pela oposição em medida provisória que ajustava de R$ 300 para R$ 350 o salário mínimo. Após o veto, o Executivo concedeu aos aposentados e pensionistas um reajuste de apenas 3,7% , índice correspondente à inflação do período.
20/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA QUESTIONA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE INATIVOS
CONGRESSO ISENTA INATIVOS DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA
DUTRA PEDE REJEIÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE INATIVOS
Malan: governo não desistiu de cobrar contribuição previdenciária dos inativos
Íris Resende posiciona-se contra a contribuição previdenciária dos inativos
Ruben Figueiró quer fim da contribuição previdenciária paga por servidores inativos