Mão Santa culpa governo por desemprego elevado entre jovens no Brasil



Ao repercutir levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicando elevadas taxas de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos em seis regiões metropolitanas do país, o senador Mão Santa (PMDB-PI) atribuiu ao governo federal a responsabilidade pela geração insuficiente de postos de trabalho.

Segundo Mão Santa, o governo Luiz Inácio Lula da Silva tem gastado muito tempo com campanhas publicitárias - seguindo o exemplo do ex-ditador nazista Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial -, realizadas para difundir entre a população uma falsa percepção de prosperidade do país. E faria isso em vez de se dedicar à implementação de medidas efetivas de geração de empregos.

Mão Santa criticou também o programa Bolsa-Família. Em sua avaliação, a concessão desse benefício pelo governo federal, ainda que tenha efeito importante na melhoria dos indicadores de distribuição de renda, não contribui para o crescimento da produção econômica.

- Tem que se entender que transferências não geram riquezas, não geram! Dividiu, está certo, mas nós estamos nos empobrecendo. O que gera riqueza é o trabalho e o trabalhador. Mas como [gerar riqueza] se a juventude não tem trabalho, não tem emprego?- questionou.



21/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA FERNANDES CULPA GOVERNO PELO AUMENTO DO DESEMPREGO ENTRE JOVENS

Maguito elogia medidas do governo para reduzir o desemprego entre jovens

Geovani Borges se diz preocupado com desemprego entre jovens

Lúcia Vânia culpa "conservadorismo econômico" do governo pelo aumento do desemprego em 2003

FMI adverte sobre risco de aumento do desemprego entre jovens

Tendência é que desemprego se mantenha em alta entre jovens até 2016, diz OIT