Mão Santa defende recursos para área da saúde



O senador Mão Santa (PMDB-PI) defendeu nesta terça-feira (15) a manutenção da obrigatoriedade constitucional de investimento de 25% dos recursos orçamentários em saúde, que foi garantida pela emenda constitucional nº 29. Segundo ele, a negociação entre os governadores e o governo federal para acabar com essa obrigatoriedade deve ser combatida pelo Congresso Nacional.

- É um desrespeito tramar para enterrar a emenda 29 que garante saúde para o povo do Brasil - protestou.

Mão Santa lembrou a luta do ex-ministro da Saúde Adib Jatene para conseguir mais recursos para o setor com a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), e a sua posterior frustração, quando os recursos arrecadados foram desviados para outros fins. -Desviaram o rumo da CPMF-, afirmou.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que foi o relator da emenda 29, disse que, na época, contou com a ajuda dos parlamentares e dos governadores para garantir saúde aos mais pobres. Para Valadares, ao defender os recursos vinculados à área, o senador Mão Santa está -agindo como homem bom que não se omite-.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que Rondônia está enfrentando sérias dificuldades na área de hemodiálise, com mortes quase diárias. Ele solidarizou-se com Mão Santa e associou-se aos parlamentares que defendem a manutenção dos recursos para saúde e educação.

Mão Santa ainda leu carta de um médico piauiense que relata as dificuldades enfrentadas pelos hospitais conveniados. Segundo ele, as despesas têm aumentado e os repasses de verbas não sofrem qualquer aumento há oito anos.

- Os hospitais estão demitindo empregados, diminuindo os atendimentos e o número de leitos e até fechando - concluiu o senador.



15/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner defende a destinação de mais recursos para a área da saúde

BENEDITA ALERTA PARA FALTA DE RECURSOS NA ÁREA DA SAÚDE

Humberto Costa pede mais recursos da União para área da saúde

ROBERTO FREIRE QUER VOTAR VINCULAÇÃO DE RECURSOS PARA ÁREA DA SAÚDE

Audiência vai debater regulamentação da Emenda Constitucional que assegura recursos para a área de saúde

Mão Santa critica CPMF apontando crise na área da saúde