Mão Santa defende suspensão de aumentos salariais de servidores



O senador Mão Santa (PMDB-PI) sugeriu ao presidente Lula que suspenda aumentos previstos para os servidores públicos, entre outras medidas necessárias para conter a escalada das despesas correntes do governo. Ao defender a proposta, em Plenário, nesta sexta-feira (26), ele citou análise publicada na imprensa sobre a evolução das contas federais, elaborada pelo economista Raul Veloso.

- O governo deveria suspender tudo o que é aumento de pessoal - disse o senador, em apelo ao presidente Lula.

Como informado por Mão Santa, o economista emitiu um alerta ao afirmar que o "sinal amarelo foi acesso na política fiscal". Nesse momento de crise, as despesas de pessoal teriam subido 15,8%, enquanto os gastos da Previdência Social evoluíram 11,3%. Conforme o senador, o economista sustenta que esses são "gastos ruins" mesmo criando demanda por bens e serviços. A avaliação é de que, apesar desse ganho, tal tipo de despesa não transmite confiança aos investidores, já que não permite sustentar firmemente o crescimento da economia.

Para o senador, o presidente Lula estaria sendo enganado por seus auxiliares que, na condução das políticas de governo, privilegiam os gastos correntes, e não os investimentos. Mão Santa chegou a sugerir ao presidente incorporar o economista em sua equipe.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), com posterior apoio de Mão Santa, aproveitou para sugerir que o presidente também determine corte nos salários de diretores da Petrobrás e de outras empresas públicas, assim como da remuneração dos membros dos respectivos conselhos de administração. Os altos salários têm sido objeto de denúncias na imprensa.

Mão Santa aproveitou para elogiar a participação de Geraldo Mesquita no debate sobre os atuais problemas do Senado. Ele disse que o representante do Acre, "de forma apropriada", denunciou que estaria havendo a tentativa de um "golpe" na Casa, em referências a pedidos de afastamento do presidente José Sarney. 



26/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova aumentos salariais para mais de 32 mil servidores do Executivo federal

Servidores públicos tiveram aumentos salariais consideráveis no governo FHC, diz Romero Jucá

Papaléo defende melhorias salariais para servidores de ex-territórios

Estudantes protestam contra aumentos salariais para parlamentares, presidente e ministros

Congresso aprova projetos que viabilizam aumentos salariais para funcionários do Poder Judiciário, do Ministério Público da União e do TCU

Mão Santa defende suspensão de recesso parlamentar