Mão Santa defende uso da dívida dos estados para investimento em segurança



O senador Mão Santa (PMDB-PI) apresentou ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, proposta de financiamento dos investimentos em segurança pública com recursos utilizados no pagamento das dívidas dos estados. Ele sugeriu que o ministro leve ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a idéia de se utilizar 5% do montante destinado a pagar as dívidas dos estados com a União para empregar no sistema de segurança.

- Os estados estão sacrificados e os governadores precisam de dinheiro para investir - disse o senador.

Mão Santa também propôs a utilização de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no custeio de cursos profissionalizantes destinados às esposas de policiais. Ele acredita que a medida aumentaria a renda das famílias dos policiais. Outra sugestão do senador foi a de instituir financiamento habitacional específico para policiais.

O senador rebateu os dados apresentados pelo líder do PT, Tião Viana (AC), de que a cidade de Teresina teria registrado em 2002 o segundo maior aumento nos índices de criminalidade, entre as capitais do Brasil. Mão Santa disse que as estatísticas levam a conclusão equivocada, pois os índices em Teresina são baixos e qualquer aumento acaba sendo sobrevalorizado.

- Se uma pessoa tem um real e recebe mais um, tem um aumento de 100%, mas continua tendo pouco dinheiro - explicou Mão Santa, salientando ainda que o Piauí é o estado com menores índices de violência no Nordeste.



24/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estados receberão R$ 8 milhões para investimento em segurança alimentar

ACM DEFENDE SAÍDA PARA REDUZIR DÍVIDA DOS ESTADOS

NABOR JÚNIOR DEFENDE DIÁLOGO PARA RESOLVER DÍVIDA DOS ESTADOS

Mão Santa defende perdão de dívida de agricultores

Hélio Costa defende renegociação da dívida dos estados

Renan defende alteração no indexador da dívida dos estados