Mão Santa denuncia situação de desamparo dos aposentados



O senador Mão Santa (PMDB-PI) lamentou nesta terça-feira (5) que a velhice brasileira esteja desamparada e, parafraseando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que "nunca antes os velhinhos, os aposentados, sofreram tanto nesse país". Ele disse que também nunca houve tantos suicídios registrados entre os idosos como agora, após constatarem que foram enganados pela Previdência Social ao se aposentarem.

- Os velhinhos trabalharam muito e contribuíram por 35 anos. O contrato com a Previdência dizia que iriam receber dez salários mínimos, mas estão recebendo quatro. O que tem de velhinhos se suicidando porque não sabem ser caloteiros... É de chorar - denunciou.

Mão Santa acrescentou que, além de enganar os aposentados no reajuste das aposentadorias, o governo também os teria induzido a se associar a planos de previdência privados.

Mão Santa ainda cobrou do senador Mário Couto (PSDB-PA) a promessa de que iria fazer greve de fome e deixaria de tomar banho enquanto a Câmara dos Deputados não votasse a proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Paulo Paim (PT-RS), que concede às aposentadorias o mesmo percentual de reajuste dado pelo governo ao salário mínimo. A PEC de Paim foi aprovada pelo Senado em abril próximo passado e agora está tramitando na Câmara dos Deputados.



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso mundial discute situação dos aposentados

Papaléo Paes lamentou situação de aposentados do país

José Jorge: texto da Câmara piora situação dos aposentados

Paim volta a cobrar solução para situação dos aposentados da Aerus

Efraim protesta contra situação de penúria de aposentados do extinto DNER

Suplicy diz que vai cobrar explicações de Meirelles sobre situação de aposentados do Banespa