Congresso mundial discute situação dos aposentados



As políticas de previdência social no Brasil e em diversos países estão sendo discutidas no 1º Congresso Mundial dos Aposentados, aberto na manhã desta terça-feira (23), no Auditório Petrônio Portela. Realizado pela Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), com promoção do Senado Federal, o encontro vai até quarta-feira (24). Atendendo a solicitação do senador Paulo Paim (PT-RS), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) também participa da organização do evento.

Na primeira palestra do congresso, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, falou sobre a experiência brasileira de parcerias com outros países. Conforme o ministro, o Brasil tem promovido o diálogo com outros países, buscando novas práticas que deram certo e que podem contribuir com a melhoria da Previdência Social no país.

Participam do encontro representantes da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Espanha, Itália, França, Inglaterra e Estados Unidos. Os especialistas vão apresentar a situação dos aposentados nesses países, fazendo um comparativo com a situação no Brasil.

Ao saudar os participantes, na abertura do evento, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a importância da discussão sobre as iniciativas de apoio a aposentados e pensionistas em outros países.

- Pelo fato de ser um evento mundial, ele naturalmente acaba tendo uma maior visibilidade. No Brasil, cada vez mais nós vamos caminhando para a ampliação dos direitos dos aposentados. Que este congresso sirva como ferramenta de compreensão do sistema previdenciário ao redor do mundo - frisou.

Também presente ao evento, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), recém eleita governadora do Rio Grande do Norte, disse esperar que o encontro ajude no aperfeiçoamento da política previdenciária brasileira.

- A expectativa de vida da população é crescente e nós temos que pesquisar o assunto, para que os aposentados possam ser considerados cidadãos e desfrutar de melhor qualidade de vida.

Clique aqui para ver a programação completa do 1º Congresso Mundial dos Aposentados.



23/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim registra resultado do 1º Congresso Mundial de Aposentados

Congresso Mundial discute inovações na administração de núcleos urbanos

Mão Santa denuncia situação de desamparo dos aposentados

Papaléo Paes lamentou situação de aposentados do país

José Jorge: texto da Câmara piora situação dos aposentados

Paim volta a cobrar solução para situação dos aposentados da Aerus