Mão Santa destaca superação de crise pelo Senado



O senado passou por um período "tormentoso", mas conseguiu se superar, afirmou emdiscurso no Plenário nesta quinta-feira (9) o senador Mão Santa (PSC-PI). O senador elogiou a atuação do presidente José Sarney (PMDB-AP) no comando da Casa.

O senador informou que a revista 2009/2010 Biênio da Transparência e da Cidadania, publicada nesta semana pela Secretaria de Comunicação Social, retrata a superação dessa crise e sintetiza as conquistas do Senado da República nos dois últimos anos.

- O Senado da República foi assim como o Mar Vermelho tumultuoso, mas nós tivemos o grande comandante, o presidente desta Casa, José Sarney. Atravessamos muitas dificuldades, e é gratificante. Em nome da Mesa Diretora, com muito orgulho, oferecemos um trabalho ao País, esta revista - disse Mão Santa, destacando fazer parte da Mesa Diretora, como 3º secretário.

Ao fim destes dois anos, afirmou Mão Santa, a Mesa Diretora entrega o Senado "fortalecido, moralizado, engrandecido", o que garante, na opinião do senador, que a democracia brasileira é uma das melhores do mundo.

-Todos nós sabemos a crise que atravessamos aqui com, vamos dizer, nomeações que diziam serem secretas, corrupção que houve, e foram enfrentadas com galhardia pela Mesa Diretora presidida pelo Presidente Sarney - afirmou.

Mão Santa lembrou que nestes últimos dois anos, além da crise no Senado, houve Copa do Mundo e eleições, mas o Senado não parou e ainda deu subsídios para orientar o Poder Executivo para atravessar a crise econômica mundial.

Em 2009, destacou o senador, o Senado aprovou, por exemplo, novas regras para o pagamento de precatórios, as dívidas judiciais da União, estados, municípios e Distrito Federal; a Política Nacional sobre Mudança do Clima; a regulamentação das atividades de mototaxista, motoboy e motovigia; leis mais rígidas contra a pedofilia; e o projeto que inclui o seqüestro-relâmpago entre os crimes previstos no Código Penal.

- Nesse mesmo ano, o Senado também criou a Comissão de Acompanhamento da Crise Financeira e Empregabilidade - disse.

Já em 2010, Mão Santa destacou entre as propostas aprovadas a isenção de impostos para materiais escolares; novas regras para contas de energia; a regulamentação do crédito cooperativo; e propostas de novos códigos eleitoral, de processo penal e civil.

Citando a revista, o senador destacou que, de fevereiro de 2009 a outubro de 2010, a Casa aprovou 3.179 matérias, entre projetos de lei, resoluções, emendas constitucionais, decretos legislativos, medidas provisórias, mensagens e requerimentos.



09/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro destaca potencial da Amazônia para superação da crise mundial de alimentos

Jader confia na superação da crise política

Projetos para superação da crise são apresentados

Expovale é exemplo de superação da crise, diz Bernd

Brasil defenderá no G20 superação da crise com crescimento, diz presidenta

Para senadores, superação da crise exige juros menores