Mão Santa diz que aposentados estão levando "calote"



"Estamos dando um calote nos velhinhos aposentados. O governo fez um contrato com esses homens, que trabalharam trinta, trinta e cinco anos, e estão recebendo a metade do salário a que têm direito". A afirmação foi feita nesta sexta-feira (21) pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), em discurso no Plenário, ao voltar a pedir a aprovação de proposições que beneficiem aposentados e pensionistas.

O senador pelo Piauí referiu-se em seu pronunciamento à vigília realizada por senadores de diversos partidos, que permaneceram em Plenário desde pouco depois das 19h de terça-feira (18) até as 6h02 da manhã da quarta-feira (19), manifestando-se pela aprovação de três projetos que visam à recomposição do valor das aposentadorias e pensões. Essas proposições são o PLS 296/03, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que acaba com o fator previdenciário para o cálculo da aposentadoria; o PLS 58/03, que estabelece a recomposição do valor dos benefícios, também de Paim; e o PLC 42/07, que institui uma política de reajuste do salário mínimo e, por emenda de Paim, assegura aos benefícios pagos pela Previdência Social o mesmo reajuste do salário mínimo.

Em seu pronunciamento, Mão Santa também criticou o governo do Piauí, que, segundo informações que obteve, está em primeiro lugar em corrupção e em 26º lugar em qualidade de ensino público, conforme dados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

- O resultado do Enem foi pior no país todo. O que salvou um pouco foram as escolas particulares - afirmou Mão Santa.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou o discurso de Mão Santa e o convidou a fazer parte de uma caravana de senadores que poderão lançar candidaturas próprias à Presidência da República.

- Mais importante até do que o resultado final é debater os grandes problemas do Brasil e, entre eles, o principal é a educação - disse Mozarildo.

Editoriais

Também em aparte, o presidente do Senado comentou o fato de que todos os editoriais dos grandes jornais brasileiros estão elogiando a atitude que tomou de devolver ao Executivo a medida provisória (MP) que altera as regras para a concessão e renovação do certificado de entidade beneficente de assistência social.

- Não vim trazer aqui nenhuma manifestação de vaidade, de orgulho, mas dizer que os grandes jornais do país estão fazendo justiça à nossa luta a respeito da regulamentação das medidas provisórias - afirmou.

Segundo informou Garibaldi, os jornais de maior circulação no país - O Globo, O Estado de S. Paulo, a Folha de S. Paulo e o Jornal do Brasil - trouxeram editoriais ressaltando a atitude tomada pela Presidência do Senado.

A intervenção do presidente foi feita após Mão Santa ter elogiado Garibaldi por sua decisão quanto à Medida Provisória 446/08, também chamada de MP das Filantrôpicas . O parlamentar pelo Piauí classificou Garibaldi de "nosso presidente de fato e de direito, que escreve uma das mais belas páginas nesta Casa".

O registro de Garibaldi e os elogios de Mão Santa receberam apoio do senador Wellington Salgado (PMDB-MG). 



21/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Mão Santa, governo dá calote nos aposentados

Mão Santa: "Aloprados" que estão no governo do Piauí estão deixando a população morrer de sede

Mão Santa manifesta apoio a aposentados

Mão Santa denuncia situação de desamparo dos aposentados

Mão Santa defende aumento para aposentados

Mão Santa destaca luta de Paim por aposentados