Para Mão Santa, governo dá calote nos aposentados



Ao final da vigília realizada em prol da aprovação de projetos que beneficiam os aposentados, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que o governo federal está "dando calote" nos aposentados ao não conceder reajustes maiores aos benefícios pagos pela Previdência Social.

Para o senador, o "calote" ocorre porque os aposentados contribuíram ao longo da vida para receber determinado valor, mas com os pequenos reajustes dados aos seus benefícios ao longo dos anos, o seu poder aquisitivo foi sendo reduzido.

Mão Santa chegou a relatar caso ocorrido com ele próprio. Contou que contratou um título de previdência privada pelo qual depois de 25 anos deveria receber cinco salários mínimos, mas hoje recebe em torno de meio salário.

- Se o governo dá calote, como as privadas não vão dar?

Entre os projetos apoiados pelos senadores, está o PLS 58/03, que recupera o valor dos benefícios dos aposentados. Eles também pedem a aprovação do projeto que extingue o fator previdenciário (PLS 296/03) e a emenda do Senado ao PLC 42/07 que estende às aposentadorias a política de reajuste do salário mínimo.



27/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa diz que aposentados estão levando "calote"

Mão Santa rebate governo e diz que Previdência não quebra com reajuste aos aposentados

Alvaro Dias teme 'grande calote' do governo

Mão Santa defende aumento para aposentados

Mão Santa: veto ao reajuste para aposentados deve ser derrubado

Mão Santa faz apelo à Câmara para que aprove projetos que beneficiam aposentados