Saturnino vê esperança para o Rio de Janeiro "sair do fundo do poço"



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse nesta terça-feira (12) que o Rio de Janeiro já acumula uma série de fatores positivos e promissores que poderão tirar o estado "do fundo do poço". Saturnino responsabilizou a transferência da capital do país para Brasília e os oito anos de governo do casal Anthony e Rosinha Garotinho pela decadência econômica e cultural que assolou o Rio de Janeiro.

Saturnino listou uma série de motivos que o fazem crer numa recuperação, como os investimentos da Petrobras na Bacia de Campos e do governo de Luiz Inácio Lula da Silva na área social. Ele também citou vários projetos que, em sua opinião, vão alavancar a economia. Dentre eles, a nova planta siderúrgica que contará com capitais nacionais e alemães; a refinaria petroquímica de Itaboraí; a ampliação e dragagem do porto de Itaguaí e o acesso pela BR-493; o pólo metal-mecânico de Barra Mansa; e a recuperação da indústria naval.

Para o senador, o fato desses investimentos estarem sendo feitos no interior do estado vai contribuir para diminuir o problema de inchaço populacional da capital. Além disso, prosseguiu, os novos aportes vão aumentar a receita dos governos municipais e estadual.

- Espero que o próximo governo não sabote a Petrobras, dê atenção às universidades estaduais, aceite a parceria com o governo federal para combater a violência, tenha sensibilidade para o turismo cultural, cuide da agricultura e do reflorestamento e dê atenção à produção de biodiesel. Com isso, podemos desmentir esse pensamento pessimista de que o Rio de Janeiro está acabando - concluiu.



12/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa diz que médicos chegaram ao fundo do poço

Poço Fundo (MG) terá mais 10 bibliotecas rurais

Saturnino pede socorro para o Rio de Janeiro

SEBASTIÃO ROCHA DIZ QUE FUNDO CONTRA POBREZA TRAZ ESPERANÇA

SATURNINO CONSIDERA FUNDO INSUFICIENTE

Saturnino nega que governo federal discrimine o Rio de Janeiro