Mão Santa diz que PT e PMDB precisam aprender democracia com americanos



O senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta quarta-feira (5) que o PT e o PMDB precisam aprender democracia com os norte-americanos, que elegeram Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos. Mão Santa comparou a caminhada de 22 meses do candidato do Partido Democrata até a eleição com a atitude do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apontou a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, como candidata à sua sucessão.

- Está na hora de aprendermos. O Lula disse que aqui vai ser a Dilma. Essa mulher já foi prefeita, vereadora, deputada, alguma coisa? Não é assim, não. O PT e o PMDB estão nos devendo democracia. É o que disse o Barack Obama: change [mudança]. Ele foi buscar sabedoria no estudo, tem duas formaturas, Ciências Sociais, que nem o Fernando Henrique, e Direito em Harvard - exclamou.

Mão Santa cobrou do PMDB o direito de as bases realizarem as prévias para escolher um candidato à Presidência da República. O senador lembrou que, em 2005, vários líderes do partido escolheram o senador Pedro Simon (PMDB-RS) como candidato à Presidência da República, mas a Executiva impediu a candidatura do parlamentar.

- Ainda botaram um lá para, com palavras ofensivas, humilhar o Pedro Simon. Por que o PT não chama o Paim para ser sucessor de Lula? Por que o Mário Couto [PSDB-PA] e o Arthur Virgílio [PSDB-AM] não são chamados para participar das prévias do PSDB? - questionou.

O senador lembrou, ainda, que nesta quarta-feira Rui Barbosa completaria 159 anos de idade e ressaltou a atuação do jurista como senador. Mão Santa recordou também o papel do Senado na abolição da escravidão e a luta da instituição contra a ditadura.



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Teotônio Vilela Filho diz que PT deve aprender a praticar a democracia

Estradas federais de Santa Catarina precisam de investimentos urgentes, alerta Pavan

Ideli diz que PMDB contribuiu para construir a democracia no Brasil

Raupp comemora aniversário do PMDB e destaca luta pela democracia

Mão Santa faz relato sobre reunião de federação dos parlamentos americanos

Mão Santa diz que abuso de MPs é atentado à democracia