Mão Santa faz relato sobre reunião de federação dos parlamentos americanos
O senador Mão Santa (PSC-PI) apresentou nesta quarta-feira (24) um relato sobre viagem que fez ao México como membro da delegação de parlamentares brasileiros que participou da 7ª reunião da Federação Internacional dos Parlamentos Americanos (Fipa). O encontro, realizado de 16 a 19 deste mês, reuniu representantes de 35 países.
Para Mão Santa, a Fipa é necessária pois a democracia só se fortalece tendo a participação do povo, e o Parlamento é a voz do povo. Segundo ele, os Estados Unidos boicotam a entidade e, assim, fortalecem a implantação do Parlamento do Mercosul (Parlasul).
- Essa Federação Parlamentar das Américas tem o boicote dos Estados Unidos da América, que não se fazem presentes. E os Estados Unidos da América, fortes como são, têm influência em outros. Isso favorece muito, muito, e muito mesmo, aquele sonho de Simon Bolívar de unir a América do Sul - afirmou.
O senador assinalou que Simon Bolívar sonhava com a união de todas as Américas e lembrou que o relacionamento entre Brasil e Argentina era péssimo, até que os presidentes do Brasil, José Sarney, e da Argentina, Raul Alfonsín, decidiram aproximar os dois países com a criação do Mercosul, há 25 anos. Ele observou que a criação da União Europeia pacificou o continente europeu e serviu de inspiração para o Mercosul.
- Justamente, nós recordamos da nossa história do Brasil, quando Dom João VI disse: Filho, coloca a coroa antes que um aventureiro a tome. Esse aventureiro seria Simon Bolívar, que estava derrubando os reis e San Martín também. Mas iriam cair, e o pai passou para o filho. Queremos dizer, então, que o Simon Bolívar desde aí sonhava com a América do Sul, toda forte e unida - salientou.
24/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADORES DA CAE APOIAM FÓRUM DE PARLAMENTOS AMERICANOS
Mão Santa faz relato de missão em Portugal
CABRAL FAZ RELATO DE REUNIÃO DA OIT
Mão Santa lê relato de um usuário do SUS em busca de atendimento
Paulo Octávio relata participação de senadores brasileiros em reunião de parlamentos na ONU
Malta faz relato de reunião da CPI da Pedofilia em Alagoas