Mão Santa diz que situação da saúde no Brasil "está à beira do abismo"



O senador Mão Santa (PMDB-PI), em discurso em Plenário nesta quarta-feira (22), afirmou que a situação da saúde no Brasil está "à beira do abismo", ao contrário do que declarou o então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, que o sistema estaria "à beira da perfeição". O parlamentar criticou a redução de R$ 300 milhões de verbas da saúde no orçamento de 2007, o que, avalia, só vai piorar ainda mais a situação.

Mão Santa apresentou dados de documento da Frente Parlamentar da Saúde, composta por deputados e senadores, que se reuniu nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados para debater a crise dos hospitais e a diminuição das verbas do orçamento. De acordo com o documento, 255 hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) teriam encerrado suas atividades em 2005 por falta de recursos.

- Será que os recursos do orçamento de 2007 irão acelerar essa situação? - indagou o parlamentar.

Mão Santa salientou a situação vivida pelo Instituto do Coração (Incor)de São Paulo, com dívidas de, segundo ele, cerca de R$ 150 milhões. Também mencionou a morte de uma mulher por hemorragia em hospital do interior do Piauí, por falta de ambulância para transportá-la para um hospital com maiores recursos em Teresina.

Mão Santa lembrou ainda a situação dos médicos residentes, atualmente em greve por melhores salários, uma "mão-de-obra barata e desvalorizada". Disse também que o Programa Saúde na Família contempla somente médicos generalistas, enquanto os especialistas não encontram condições mínimas de exercer a medicina nos hospitais públicos.

22/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão diz que o Brasil está à beira de um apagão geral

Mão Santa registra críticas de médicos à situação da saúde pública do Piauí

Comissão de Saúde discute situação do Pronto-Socorro de Santa Maria

Comissão de Saúde discute amanhã a situação do Pronto-Socorro de Santa Maria

NEY SUASSUNA DIZ QUE SAÚDE ESTÁ EM SITUAÇÃO DIFICÍLIMA

Mão Santa cita discurso ministro do STF sobre situação dos direitos humanos no Brasil