Mão Santa elogia FHC e faz críticas ao governo Lula
Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (9), o senador Mão Santa (PMDB-PI) citou o livro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso Cartas à um jovem político: para construir um país melhor, dizendo ser uma leitura muito útil aos jovens que querem abraçar a política. O senador fez elogios ao ex-presidente e afirmou que a transição pacífica de seu governo e o aconselhamento que Fernando Henrique deu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o engrandeceram para a História.
Para Mão Santa, o presidente Lula está trocando os dizeres da bandeira nacional por "desordem e regresso". O senador reconheceu que Lula estava certo ao afirmar que antes de liberdade, igualdade e fraternidade, o povo luta pela sobrevivência. Desse raciocínio teria resultado o Bolsa-Família. No entanto, o senador ressaltou a importância de um debate qualificado para melhorar o programa.
Para o piauiense, o inspirador do Bolsa-Família, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que criou o programa Bolsa Escola no Distrito Federal, quando era governador, exigia pouco em troca do benefício: que os filhos dos assistidos estivessem na escola. Já o presidente Lula extinguiu a exigência com o objetivo de ganhar as eleições.
- Que futuro vão ter as crianças que vêem os pais em casa sem trabalhar, a receber uma esmola. Luiz Gonzaga dizia que a esmola humilha o cidadão e vicia - disse.
09/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio elogia editorial de "O Estado de S. Paulo" com críticas a Lula
Mão Santa reitera críticas ao governo do PT no Piauí
Mercadante contesta críticas de FHC ao governo Lula
Hélio Costa rebate críticas ao governo Lula
Bornhausen rebate comentários de Lula com críticas ao governo
Alvaro Dias tece críticas à condução do governo Lula