Mão Santa manifesta apoio ao presidente do STF



O senador Mão Santa (PMDB-PI) manifestou seu apoio, em Plenário, nesta quinta-feira (7), ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que foi censurado recentemente por supostamente agir com parcialidade no julgamento de dois pedidos de habeas corpus do banqueiro Daniel Dantas.

Aludindo à tentativa de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes, encaminhada à Mesa do Senado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) antes do recesso parlamentar, Mão Santa defendeu o princípio da independência dos três Poderes estabelecido na Constituição.

- A Justiça comete erros. Os italianos já diziam: "Errare humanum est". Ela é uma inspiração divina, mas é feita por homens. Mas ela tem que existir, tem que ser preservada, tem que ser aprimorada, tem que ser respeitada e tem que ser entendida. Essa é a verdade. O princípio da tripartição do poder, criado por nós, foi o que acabou com o absolutismo dos reis. O rei seria um deus na terra; Deus seria um rei no céu. Por isso criamos os três Poderes eqüipotentes e harmônicos - disse.

Mão Santa elogiou discurso feito ainda nesta semana pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) em que o parlamentar manifesta o seu apoio a Gilmar Mendes. Mão Santa solicitou a inserção, em seu pronunciamento, do discurso do colega, dizendo que, assim, fazia suas as palavras de Collor. O parlamentar disse ter certeza de que, com o apoio a Gilmar Mendes, ele e Collor estavam "contribuindo para a democracia".



07/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa manifesta apoio a aposentados

Rollemberg manifesta apoio a vetos da presidente ao Código Florestal

Renan recebe presidente do COB e manifesta apoio a incentivo fiscal para o esporte

Wilson Santiago manifesta apoio à presidente Dilma elogia programas sociais do governo

Mão Santa manifesta indignação com a reforma da Previdência

Casildo manifesta preocupação com endividamento de Santa Catarina