Mão Santa: Parnaíba deve perder sua ZPE por omissão do governo estadual
O senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou em Plenário nesta terça-feira (15) que a cidade de Parnaíba (PI) "deve perder" a sua Zona de Processamento de Exportações ( ZPE ), pois o governo estadual "não fez nada" para sua concretização. Informou que o prazo vai até o dia 20 de julho próximo. Pela lei, cabe ao governo estadual constituir empresa com a finalidade exclusiva de administrar a ZPE.
Atendendo a um pedido de informações do senador, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informou que o governo do Piauí não deu entrada em documentação destinada a concretizar a ZPE de Parnaíba. Ele leu trechos da resposta do ministério.
- Quando reivindicaram a ZPE, disseram que em Parnaíba tinha aeroporto internacional. Ora, hoje nem teco-teco anda descendo por lá. O aeroporto de Parnaíba é usado só em emergência, quando um grande avião não consegue pousar em Fortaleza - disse.
Mão Santa lamentou que centenas de agricultores imigrantes do Rio Grande do Sul, que plantam soja no sul piauiense, estejam enfrentando problemas para vender sua produção. Disse que o Jornal Nacional da TV Globo mostrou, nesta segunda-feira (14), que as chuvas que afetam o Piauí "acabaram com as poucas estradas" que atendem o sul do estado. Conforme o senador, os produtores de soja estão vendendo sua produção por preços muito baixos, por causa das estradas.
15/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
GOVERNO DEVE AGIR NO NORDESTE PARA NÃO PERDER CONTROLE DA SITUAÇÃO, DIZ ALCÂNTARA
Mão Santa homenageia Parnaíba
Mão Santa defende ZPE em Parnaíba
Mão Santa defende ZPE de Parnaíba
Mão Santa destaca movimento de universitários em Parnaíba
Mão Santa enaltece belezas do delta do Rio Parnaíba