Mão Santa pede medida provisória em socorro às vítimas das enchentes



O senador Mão Santa (PSC-PI) fez nesta quarta-feira (23) um apelo ao governo federal para que edite medida provisória (MP) para socorrer os estados nordestinos atingidos pelas enchentes. Ele lamentou também a ausência de infraestrutura para atendimento às vítimas das calamidades, como existiam à época do funcionamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

- Quando nós vivíamos essas adversidades, existia a Sudene, que tinha estrutura, know-how e experiência pronta e apta a ajudar os governantes nas calamidades - observou.

Mão Santa disse que a recriação da Sudene foi "pura demagogia" e ainda não saiu do papel. Segundo o senador, o governo reabriu a Sudene "só na televisão e nos jornais", e não deu o "oxigênio necessário" para a autarquia voltar a funcionar.

Providências

Em aparte, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a manhã reunido com a equipe de auxiliares definindo as medidas de apoio aos atingidos pelas calamidades. Jucá afirmou também que quatro ministros estão no Nordeste, "e serão tomadas todas as providências necessárias, se preciso com medidas provisórias, alocando recursos para atender as vítimas de Pernambuco, de Alagoas e de algum outro estado que tenha o mesmo problema".

Também em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) lamentou que o governo Lula dê aos flagelados do Nordeste tratamento diferente do dispensado aos "flagelados internacionais". Ele lembrou a prontidão do governo brasileiro nos terremotos que abalaram o Chile e o Haiti (que recebeu o equivalente a R$ 300 milhões de ajuda). O Nordeste, como observou Heráclito, já está no quinto dia de calamidade, "e o presidente Lula não foi lá ainda".

Para Heráclito, a insensibilidade do presidente da República com relação ao Nordeste incomoda. Ele contestou as informações do governo de que destina recursos ao socorro das vítimas das enchentes e afirmou que o Piauí - que teve perdas com as cheias do ano passado - não recebeu o dinheiro.

- Não se pode brincar com a dor alheia - acrescentou.



23/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp pede recursos para socorro às vítimas de enchentes em Rondônia e no Acre

Socorro a vitimas de enchentes em debate na CDR

Aprovada Medida Provisória que destina recursos aos estados atingidos por enchentes

Integração libera R$ 12,5 milhões para socorro às vítimas de enchentes no Amazonas

Ricardo Santos registra apoio do governo no socorro às vítimas da enchentes no ES

Renan Calheiros apela por inclusão de Alagoas no socorro às vítimas das enchentes