Mão Santa registra homenagem a Evandro Lins e Silva
O senador Mão Santa (PMDB-PI) registrou nesta quarta-feira (22), a homenagem prestada ao jurista piauiense Evandro Lins e Silva pelo Tribunal de Justiça do Piauí, na forma de uma placa descerrada na solenidade de inauguração do novo Fórum Criminal de Teresina.
Mão Santa relatou que Cristiano Lins e Silva, filho do homenageado, e convidado de honra do evento, lembrou que o pai ficou marcado pelas participações em júris populares, patrocinando casos famosos da história nacional. Ele afirmou que seu pai tinha orgulho de participar do Tribunal do Júri, porque, dizia, era "a Justiça feita pelos concidadãos".
O senador lembrou a vitoriosa carreira de Lins e Silva como criminalista e jurista, mas igualmente sua importante participação política e suas conquistas literárias. Nascido em Parnaíba no dia 18 de janeiro de 1912, trabalhou como cronista, defendeu presos políticos e chegou ao Supremo Tribunal Federal e à Academia Brasileira de Letras.
Mão Santa citou declaração de Lins e Silva a respeito dos alarmantes índices de criminalidade e das melhores formas de punição: "a pena de prisão é um remédio opressivo e violento, de conseqüências devastadoras sobre a personalidade humana, e que deve ser aplicada, como verdadeira medida de segurança, só aos reconhecidamente perigosos". O jurista acrescentava que "há, hoje, um consenso universal, a partir da Organização das Nações Unidas, que preconiza a adoção de penas alternativas".
22/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa rende homenagem a Evandro Lins e Silva
Ramez Tebet lamenta falecimento de Evandro Lins e Silva
Plenário aprova voto de pesar pela morte de Evandro Lins e Silva
DUTRA REGISTRA HOMENAGEM À SENADORA MARINA SILVA
Inácio Arruda lembra Alberto Silva e registra homenagem a cearense que lutou contra a ditadura
Mão Santa registra resposta da ministra Marina Silva sobre ações predatórias em projeto de carvão no PI