Mão Santa ressalta mérito da Defensoria Pública



"A Justiça deveria ser como o sol: igual para todos. Mas só vai ser assim se entendermos a importância da defensoria pública". As palavras do terceiro secretário do Senado, Mão Santa (PSC-PI), abriram a sessão de homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio.

A assistência jurídica integral e gratuita prestada pela categoria à população carente foi reconhecida por Mão Santa como "um trabalho altamente meritório". É por meio da atuação do defensor público, conforme assinalou em seguida, que os desamparados têm a possibilidade de exercer seu direito de defesa.

- A existência da lei é a base do Estado de Direito. Veio substituir a barbárie e a vontade do tirano sobre a sociedade. O direito à ampla defesa é imprescindível ao exercício da Justiça - reforçou o senador pelo Piauí.

Mão Santa lembrou que a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, criada em 1954, é a mais antiga do país. E revelou dados da atuação da Defensoria Pública da União em 2009, que fechou o ano com mais de 800 mil atendimentos e o acompanhamento de 243 mil processos.



25/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO RESSALTA ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA

Mutirão da Defensoria Pública em Santa Catarina vai até 27 de agosto

Santa Catarina ainda não tem sua Defensoria Pública, protesta Belini Meurer

Defensoria Pública da União

Estado reestrutura Defensoria Pública

Inscrições para concurso da Defensoria Pública vão até dia 23