Mão Santa: violência no Piauí é quatro vezes maior que a admitida pelo governo
O senador Mão Santa (PMDB-PI) registrou em Plenário denúncia feita pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores da Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado do Piauí, segundo a qual a violência no Piauí é quatro vezes maior que a admitida pelo governo estadual.
- De mentira em mentira, o governo vai governando - disse o senador, ao comentar os números divulgados pelo governo piauiense sobre a violência. O senador frisou ainda que o denunciante, além de sindicalista, é também vereador pelo PT.
O parlamentar registrou ainda denúncia feita pelo bispo da diocese de Viana (MA), dom Xavier Gilles, vice-presidente da Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), segundo a qual a violência no campo em decorrência de conflitos agrários na Região Norte, em particular no Pará, estaria aumentando e os números poderiam ser bem maiores que os oficialmente divulgados.
Mão Santa comentou matéria da edição desta terça-feira (17) do jornal O Globo, em que dom Gilles afirma que "a violência no campo continua a esmagar, matar e expulsar os explorados da terra". Os números da violência, enfatizou o senador, são maiores no Pará. De acordo com a matéria, dos 39 assassinatos de sem-terra ocorridos em 2006, 24 se deram no Pará, estado que registra os piores índices de violência no campo. No mesmo ano, houve 72 tentativas de assassinato de camponeses no país, ainda segundo a reportagem.
Mão Santa comparou o que chamou de "forma petista de governar" com a assertiva do ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, segundo o qual "uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade".17/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
No DF, valor é quatro vezes maior que o mínimo
Mão Santa pede atenção do governo federal para a violência no Piauí
Preço de prótese na rede privada é quatro vezes maior que no SUS, diz representante da Unimed
Mão Santa culpa governo do PT pelo mau desempenho do Piauí na educação básica
Mão Santa critica doação de R$ 1 milhão pelo governo do Piauí para filme sobre Frank Aguiar
Mão Santa alerta para aumento da violência no Piauí