Mapa define medidas para evitar danos na produção de café
Por meio da Portaria nº 188, publicada no dia 13 de março no Diário Oficial da União, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou estado de emergência na produção de café do estado de Minas Gerais, devido ao ressurgimento da praga Hypothenemus hampei.
De acordo com a portaria, o estado de emergência deve vigorar por um ano, período em que devem ser adotadas medidas emergenciais para controle contra a infestação.
Para evitar que esta praga conhecida como “broca do café” perca seu controle no Brasil, o Mapa fará uma ação de contingência, que envolve um plano de manejo e medidas emergenciais, que serão estabelecidas em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
“A broca do café é uma praga de produção e de qualidade, diminui a produtividade e piora a qualidade na exportação do café. Não pode voltar a ser uma praga de importância no Brasil”, afirma o diretor de Sanidade Vegetal do Ministério, Luis Rangel.
Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
13/03/2014 19:34
Artigos Relacionados
Linha criada para incentivar produção de cana tem bom desempenho, diz Mapa
Publicadas normas para Produção Integrada de Café
Chuvas ainda não provocam danos significativos à produção de alimentos em São Paulo
Produção de café gera renda para mais de 650 mil agricultores familiares
Moreira Mendes pede mais financiamento para produção de café
CPTM adota medidas para evitar atropelamentos