Máquinas agrícolas poderão ter reparos financiados pelo governo



O reparo e a reforma de máquinas e equipamentos agrícolas poderão ser considerados como despesas de investimentos, que serão financiadas pelo sistema de crédito rural nas mesmas condições fixadas pelo governo para quaisquer outros investimentos no setor - em geral, com juros bem abaixo do mercado e prazos bem maiores. Isso é o que prevê projeto de lei da Câmara, aprovado nesta terça-feira (6) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) , com parecer favorável do senador Freitas Neto (PSDB-PI), relator da matéria.

A proposta, de autoria do deputado Werner Wanderer (PFL-PR), seguirá, nos próximos dias, ao exame do Plenário do Senado. De acordo com o projeto, os bancos que operam com o crédito rural não mais poderão, como vem ocorrendo no momento, segundo o relator, excluir do financiamento para investimentos as operações de reparo e reforma de máquinas e equipamentos agrícolas, alegando carência de recursos.

Segundo Freitas Neto, ao estabelecer a obrigatoriedade do financiamento para a reforma de máquinas por parte dos bancos que operam o crédito rural, o projeto provocará conseqüências práticas, dando, inclusive, uma contribuição para aumentar a produtividade agrícola do país, que, este ano, deverá atingir os 100 milhões de toneladas de grãos.

06/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Máquinas e implementos agrícolas não poderão ser penhorados

Máquinas agrícolas poderão passar a ser bens impenhoráveis

Máquinas agrícolas poderão ficar livres da penhora

Rádios comunitárias poderão comprar equipamentos financiados pelo BNDES

Reparo de máquinas poderá ser financiado pelo governo

Municípios de MG recebem máquinas e equipamentos agrícolas