Reparo de máquinas poderá ser financiado pelo governo



O reparo e a reforma de máquinas e equipamentos agrícolas poderão ser incluídos como despesas obrigatórias de investimento financiáveis pelo sistema de crédito rural. Isso é o que prevê projeto de lei da Câmara que deverá ser analisado nesta terça-feira (6) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Freitas Neto (PSDB-PI).

Atualmente, segundo explicações do relator, os reparos e reformas de máquinas e equipamentos agrícolas já podem ser financiados dentro do programa de crédito rural, nos termos das normas do Banco Central. Entretanto, tais financiamentos raramente ocorrem na prática, "pela falta de recursos e desinteresse dos bancos".

O que pretende o projeto é estabelecer a obrigatoriedade do financiamento para a reforma de máquinas por parte dos bancos que operam no crédito rural, alterando a chamada Lei do Crédito Agrícola (nº 4.829, de 5 de novembro de 1965).

Na próxima quarta-feira (7), a CAE deverá realizar, a partir das 10 horas, audiência pública para discutir as estratégias das instituições financeiras multilaterais, de modo a confrontá-las com as estratégias de ajuste econômico desenvolvidas pelos governos dos países emergentes, como é o caso do Brasil, e com o papel do Legislativo.

Deverão comparecer à audiência pública, representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD-Banco Mundial), Vinod Thomas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Waldemar Wirsig; o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcos Caramuru de Paiva; e o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dante Coelho de Lima.

05/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Máquinas agrícolas poderão ter reparos financiados pelo governo

FGTS poderá ser usado em imóvel financiado por fundo de pensão

Segurado poderá ter direito de escolher oficina para reparo de veículo

Segurado poderá ter direito de escolher oficina para reparo de veículo

Imóvel para baixa renda com dinheiro do FGTS e do SFH poderá ser financiado em até 95%

Reunião da CMMC na Rio+20 destaca monitoramento da Floresta Amazônica financiado pelo Brasil