Marcelo Crivella lamenta morte de Romeu Tuma




Ao lamentar o falecimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse, nesta quarta-feira (3), que a causa da justiça perdeu um "devotado soldado"; a força policial, a sua maior referência contemporânea; seus amigos, o companheiro de dignidade exemplar; e o Brasil "o filho ilustre, dos maiores do seu tempo".

Crivella assinalou a inteligência de Romeu Tuma, "aperfeiçoada e amadurecida no trato das investigações policiais complexas" e lembrou seus maiores feitos: a identificação dos restos mortais do criminoso de guerra nazista Joseph Mengele e a captura do mafioso italiano Thomazzo Buscheta.

- Dono de uma vontade inflexível, decidia com firmeza e realizava com bravura. Mas tinha um coração sem ódios e com horror a todo tipo de tirania, que ofendia sua consciência democrática e seu espírito cristão - assinalou.

Segundo o senador, Tuma cultuava modéstia e só aceitava "ocupar a ribalta" quando era convocado para chefiar uma "investigação espinhosa", como a que resultou na expulsão do então deputado Hildebrando Pascoal, por crimes de narcotráfico, e de Carlos Gratz, por envolvimento com o crime organizado.

- Era homem do diálogo, da voz amena, das palavras sábias e generosas, dos conselhos sinceros e lúcidos. Mesmo no obscuro período do arbítrio, que por vezes ocorre na vida dos povos e quando em nome da segurança do Estado se suprime o direito, ele foi na toda poderosa Polícia Federal de então o baluarte da democracia, com respeito monástico aos princípios cristãos e zelo diuturno na defesa dos sagrados direitos do cidadão - afirmou.

Crivella disse que foi "inesquecível" o primeiro encontro, em 1979, de Lula com Tuma na carceragem do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), órgão federal de repressão na ditadura militar. O senador relatou que o "sacrifício" de Lula na prisão "forjou e legou ao país um dos maiores presidentes da sua história".



03/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROMEU TUMA LAMENTA A MORTE DE ABREU SODRÉ

Roberto Cavalcanti lamenta morte de Romeu Tuma

Marcelo Crivella lamenta declarações do governador do Rio sobre favelas

Marcelo Crivella lamenta ativismo judiciário na questão do casamento homossexual

Marcelo Crivella pede apoio a pastor ameaçado por pena de morte no Irã

Serys lamenta perda do colega Romeu Tuma