Serys lamenta perda do colega Romeu Tuma




Na presidência dos trabalhos da sessão, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) também lamentou o falecimento do colega Romeu Tuma, senador por São Paulo, falecido aos 79 anos nesta terça-feira (26), no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

- Um homem com uma história respeitável, um homem público exemplar - elogiou Serys.

A senadora fez um breve histórico da vida pública de Tuma, lembrando que ele era bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; foi investigador e delegado da Polícia Civil de São Paulo; diretor na Secretaria de Segurança Pública paulista; superintendente da Polícia Federal; secretário da Receita Federal; e assessor especial do governo de São Paulo entre 1992 e 1994. Por duas vezes foi eleito senador.

- Homem justo, foi o primeiro corregedor parlamentar na história do Senado Federal. No Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, teve papel de destaque na primeira cassação de um mandato de senador no Brasil e na renúncia de outros dois parlamentares que seriam cassados - recordou.

A senadora disse que Tuma teve uma atuação marcante no Senado e manifestou a sua gratidão pelo fato de um homem como ele ter feito parte da história do país.

Serys acrescentou que o senador José Sarney, licenciado da Presidência do Senado, considerava Tuma um amigo. A senadora disse ainda que uma comitiva de senadores irá representar o Senado nas cerimônias fúnebres de Tuma em São Paulo.

No início da sessão, Serys leu o requerimento assinado por diversos senadores pedindo um voto de pesar pelo falecimento de Tuma e condolências a sua família.



26/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcelo Crivella lamenta morte de Romeu Tuma

ROMEU TUMA LAMENTA A MORTE DE ABREU SODRÉ

Roberto Cavalcanti lamenta morte de Romeu Tuma

Tuma registra assalto a escritório do deputado Romeu Tuma Júnior

Romeu Tuma homenageia FAB no Dia do Aviador

Romeu Tuma é eleito presidente da CAS