Marco Maciel apresenta proposta para agilizar os trabalhos da CCJ



Como forma de agilizar os trabalhos da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o presidente do colegiado, senador Marco Maciel (DEM-PE), sugeriu nesta quarta-feira (20) a criação de grupos de trabalho que deverão atuar para que matérias semelhantes que tramitem na comissão sejam apreciadas em conjunto, e não separadamente, como ocorre atualmente.

Para o senador, caso esse procedimento venha a ser adotado, a CCJ deverá ganhar agilidade e as inúmeras proposições em tramitação no colegiado, especialmente as consideradas relevantes, deverão ser examinadas e votadas em menor período de tempo.

No entender de Marco Maciel, o Senado, dessa forma, estaria demonstrando à sociedade, concretamente, que está trabalhando com celeridade na busca de soluções para os mais graves problemas que afligem o país, incluindo os sociais.

Ao detalhar a sua sugestão, o presidente da CCJ informou que os grupos de trabalho a serem criados analisariam em bloco matérias divididas por temas principais, a começar por proposições que tratam de reformas institucionais (como a judiciária); alterações nas áreas envolvendo a legislação civil, social e de cidadania; combate à corrupção; legislação penal; processo legislativo; projetos de resolução e matérias decorrentes de comissões parlamentares de inquérito (CPIs); entre outros.

Os votos de censura, de aplauso e os requerimentos, com destaque para os que solicitam audiências públicas, seriam analisados por um segundo grupo de trabalho. Marco Maciel também propôs a retirada de pauta de matérias que já perderam a oportunidade de apreciação.

O presidente da CCJ deixou claro que vem tentando agilizar os trabalhos da comissão, mas reconheceu que o volume de proposições "congestiona" o andamento normal das atividades do colegiado.

Os senadores Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) endossaram a proposta apresentada por Marco Maciel. Ambos concordaram que a medida dará maior agilidade e celeridade aos trabalhos da CCJ.

Precatórios

O senador Epitácio Cafeteria (PTB-MA) aproveitou a oportunidade para comunicar que vai apresentar emenda de Plenário ao substitutivo da proposta de emenda à Constituição (PEC 12/06) que trata dos precatórios - o qual aguarda inclusão na ordem do dia -, determinando que o pagamento do benefício só será feito ao legítimo proprietário, e não a terceiros, como bancos e instituições financeiras que adquirem esses títulos. Caso a emenda seja acolhida, a proposta retornará à CCJ.

Execução penal

Durante a reunião, foi aprovado requerimento do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) solicitando a realização de audiência pública para examinar a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84). A data ainda será marcada.



20/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel apresenta projeto para instituir o Ano Nacional Joaquim Nabuco

Marco Maciel apresenta PEC instituindo cláusula de desempenho para partidos políticos

TV SENADO APRESENTA ENTREVISTA COM MARCO MACIEL NESTE FIM DE SEMANA

Heráclito apresenta requerimento de pesar por morte do pai de Marco Maciel

Marco Maciel: Proposta de novo regimento pode estar pronta na próxima terça

Marco Maciel: proposta de novo Regimento Interno pode estar pronta em maio