Marco Maciel: Brasil já tem condições técnicas de dar salto na área científica
O Brasil já tem condições de dar um salto qualitativo em ciência e tecnologia, mas não tem dinheiro para isso. A observação foi feita em discurso pelo senador Marco Maciel (PFL-PE), ao comentar a realização do 3º Congresso Brasileiro de Biossegurança (Anbio) e do 3º Seminário Latino-Americano de Produtos Transgênicos, realizado na semana passada, em Recife, do qual participou como convidado.
- Já temos a massa crítica necessária para tanto. O que nos falta são recursos financeiros e mercados. Acredito que a velocidade com que o conhecimento científico circula hoje no mundo terminará permitindo chegarmos à solução ideal, antes até do que esperamos - afirmou.
Marco Maciel ponderou que o longo prazo exigido pelas pesquisas é outro problema que países como o Brasil enfrentam. A soma de elevados investimentos e longa maturação acabam por concentrar em poucos centros especializados do mundo a pesquisa científica e tecnológica. No entanto, o Brasil dispõe da condição essencial para todo o processo, que são seus recursos biológicos e a sua rica biodiversidade.
Informou que, em 1993, 45% do faturamento de mais de US$ 140 bilhões da indústria farmacêutica dos principais países da Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento provinham de medicamentos cujos princípios ativos eram originários das florestas tropicais, como a da Amazônia.
O senador de Pernambuco disse ainda que o Congresso Brasileiro e o Seminário Latino-Americano realizados em Recife contribuíram para consolidar uma cultura voltada para os desafios de se compatibilizar ciência e ética, especialmente por causa dos avanços nas pesquisas de produtos transgênicos.
Na ocasião, foi prestada homenagem póstuma ao ex-deputado e sanitarista Sérgio Arouca, que ajudou Marco Maciel a elaborar o projeto sobre biossegurança - que se transformou na Lei 8.974/95. Também receberam homenagem o próprio senador Marco Maciel, o deputado federal e médico Darcísio Perondi, ex-vice-líder do governo Fernando Henrique Cardoso, Jonathan Richmond, coordenador do Programa de Biossegurança da Organização Mundial de Saúde, e o secretário de Produção Rural de Pernambuco, Gabriel Alves Maciel.
02/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel pede atenção do Brasil à inovação científica e tecnológica
Marco Maciel defende investimentos para melhorar condições dos mais pobres
Brasil é ouro no salto com vara e no salto em distância
Brasil e Holanda firmam memorando para cooperação na área científica
Marco Maciel diz que o Brasil precisa de uma reforma política
Marco Maciel diz que educação é o maior desafio do Brasil