Marco Maciel pede atenção do Brasil à inovação científica e tecnológica



Autor de projeto de lei que permitiu a recriação de programa científico e tecnológico do país, o senador Marco Maciel (DEM-PE) advertiu nesta terça-feira (13) que o Brasil está em posição "extremamente desconfortável" na questão da inovação, "que parece ser o patinho feio esquecido no meio desse processo".

Maciel leu da tribuna artigo do coordenador do observatório de inovação do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), professor Glauco Arbix, mostrando que as perspectivas de sustentação do crescimento econômico brasileiro estão "imersas em brumas".

O senador concordou com a análise de Arbix de que a economia brasileira precisa de um "choque de inovação" com a participação de toda a sociedade. O esforço, como salientou o professor da USP, poderia ser conduzido por uma agência governamental a ser criada com essa finalidade, ligada diretamente à Presidência da República.

Maciel afirmou que a inovação é indispensável para que o país possa "se ombrear" com os países do Primeiro Mundo que se preocupam com o desenvolvimento científico e tecnológico.



13/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel: Brasil já tem condições técnicas de dar salto na área científica

Marco Maciel pede que novo governo dê atenção à segurança pública

Marco Maciel destaca estabilidade da economia brasileira, mas pede atenção aos índices inflacionários

Marco Maciel chama a atenção para a necessidade de rediscutir o tema da federação no Brasil

Brasil lidera em inovação tecnológica, diz BID

Brasil participará na França de feira de inovação tecnológica