Marco Maciel diz que o Brasil precisa de uma reforma política
O senador Marco Maciel (DEM-PE) defendeu nesta segunda-feira (24) a realização de uma reforma política, com alterações no atual sistema eleitoral, como forma de fortalecer os partidos e melhorar o desempenho do Congresso Nacional.
Na avaliação do senador, "é fora de dúvida" que os sistemas proporcionais necessitam de medidas adicionais que favoreçam a contenção partidária ou, pelo menos, evitem sua excessiva proliferação.
Entre essas medidas, disse Marco Maciel, a mais bem sucedida é a cláusula de desempenho ou de barreira, que está contida no artigo 13 da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95) e foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2006.
O dispositivo estabelece uma série de requisitos para que os partidos tenham direito a representação no Legislativo, a recursos do fundo partidário e ao horário gratuito na televisão. Para cumprir a cláusula, o partido precisaria obter 5% dos votos válidos dados a deputado federal em todo o país, distribuídos em pelo menos nove estados, com um mínimo de 2% do total de cada um deles.
- A efetivação dessa tentativa que data mais de quarenta anos, por já estar prevista na versão original do Código Eleitoral de 1965, é requisito para a formação de maiorias estáveis no Congresso Nacional, e em especial na Câmara dos Deputados, cuja representação é escolhida pelo sistema proporcional desde 1932 - disse Marco Maciel.
O senador frisou que a adoção da cláusula de desempenho nas eleições não guarda relação direta com as exigências para a fundação de novos partidos.
24/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel defende reforma política
Marco Maciel quer que reforma política avance
Marco Maciel defende reforma política que garanta governabilidade
Em seminário sobre Legislativo, Marco Maciel defende reforma política
Marco Maciel quer votar agora reforma política, com fim das coligações
Marco Maciel propõe reflexão sobre crescimento e reforma política