Marco Maciel culpa governo pelas previsões de baixo crescimento do PIB



Ao comentar matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, o senador Marco Maciel (PFL-PE) criticou em Plenário, nesta segunda-feira (9), o governo federal pelo desempenho ruim da economia brasileira em comparação com os demais países emergentes ecom os vizinhos sul-americanos. Em sua avaliação, as baixas previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano e para 2007 são devidas ao déficit fiscal, ao elevado endividamento público e à deficiência da máquina administrativa federal.

Marco Maciel ressaltou que o crescimento de 3% do PIB previsto para 2007 só é maior, na América Latina, do que o do Equador, que deve ficar em 2,5%. Os países emergentes, fora da América Latina, também apresentarão resultados melhores do que o do Brasil, acrescentou, citando a Rússia, que deverá crescer 5,8%; a China, 9,7%; a Índia 8,5%; e a Coréia do Sul, 4,3%.

Referindo-se a relatório elaborado pela Fundação Konrad Adenauer, Marco Maciel lamentou também a classificação ruim do Brasil no que se refere ao processo de aperfeiçoamento democrático e desempenho institucional. De acordo com o estudo citado, o Brasil se colocaria, na América Latina, em posição inferior à do Chile, Costa Rica e Uruguai em relação ao desenvolvimento democrático, ficando abaixo da média da região.

O senador observou ainda que nos últimos três anos da administração petista não se deu continuidade ao processo de reformas - iniciado durante o mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso - visando à estabilidade econômica. Ele lembrou que a introdução do Plano Real, significando mais que a criação de uma nova moeda, permitiu planejar o desenvolvimento do país, algo impossível de ser realizado antes devido a alta inflação da moeda brasileira.

Ao final de seu pronunciamento, Maciel censurou o governo por não ter dado prioridade à reforma política e por não ter se empenhado em melhorar as práticas da cidadania.

- Para desfrutarmos de taxas mais elevadas de crescimento e fazê-lo de forma sustentada, convém retomar o ciclo das reformas estruturais, tanto na economia quanto na política - recomendou.



09/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel pede que governo federal ajude estados nordestinos atingidos pelas chuvas

Marco Maciel cobra do governo federal ajuda para estados nordestinos afetados pelas cheias

Pelas previsões do governo, juros caem e real se valoriza em 2003

Jefferson Péres destacou-se pelas suas virtudes republicanas, diz Marco Maciel

Previsões de organização internacional estão aquém do crescimento esperado pelo governo, diz Walter Pinheiro

Marco Maciel defende conciliação de crescimento e desenvolvimento