Previsões de organização internacional estão aquém do crescimento esperado pelo governo, diz Walter Pinheiro



Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que as estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o desempenho da economia brasileira em 2012 estão aquém das expectativas do governo brasileiro, que não tem medido esforços para evitar o contágio pela crise europeia e reduzir os efeitos de eventual impacto.

Em relatório recente, a OCDE reduziu suas previsões para o crescimento global e advertiu que um evento negativo na zona do euro, com a desintegração da moeda única, pode provocar uma contração global. O relatório, porém, ressalta que o Brasil deverá crescer em torno de 3,4%, em 2011, e de 3,2%, em 2012.

Walter Pinheiro disse aguardar esperançoso que o Banco Central, por meio do Comitê de Política Monetária (Copom), dê um novo "instrumento de alegria" para enfrentar a crise com a redução da taxa de juros.

Nesse sentido, afirmou, a projeção do Ministério da Fazenda é de que a economia avance 3,2%, em 2011, mas o crescimento deve chegar a 4% em 2012, graças à atitude do governo para enfrentar a crise. Se houver alteração positiva no cenário internacional, acrescentou Walter Pinheiro, o crescimento poderá ser até de 5%.

Entre as ações que devem aumentar o crescimento, Walter Pinheiro citou a realização de investimentos públicos; o programa Minha Casa, Minha Vida; e a implantação do programa de ampliação da banda larga.

- Desde [o governo] Lula enfrentamos recessão e a redução de compra por parte dos países da zona do euro e Estados Unidos com atitudes contundentes, com investimentos públicos, e não com políticas meramente de corte de salário, ajuste cambial - afirmou.



30/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Randolfe: requerimento para criação da CPI do Cachoeira está ‘aquém do esperado’

Senado teve desempenho aquém do esperado no primeiro semestre, diz Agripino

Walter Pinheiro comemora crescimento da programação nacional na TV paga

Walter Pinheiro chama a atenção para crescimento da economia baiana

Marco Maciel culpa governo pelas previsões de baixo crescimento do PIB

Walter Pinheiro diz que novo Código Florestal deve focar crescimento sustentável