Marco Maciel defende conciliação de crescimento e desenvolvimento



O senador Marco Maciel (PFL-PE) destacou em Plenário, nesta quarta-feira (5), a importância de conciliar crescimento econômico com desenvolvimento humanístico. O pefelista fez essa observação por entender que o país tem apresentado taxas de desenvolvimento extremamente baixas. Para ilustrar sua preocupação, Maciel lembrou que, em 2005, o Brasil apresentou taxa de crescimento inferior à dos demais países da América Latina, com exceção do Haiti, o mais pobre da região.

Na sua opinião, a base mais profunda do êxito no desenvolvimento está na educação. Assim, defendeu uma parceria mais efetiva entre universidades e empresas brasileiras e investimentos em ciência e tecnologia para que o país alcance um desenvolvimento que seja sinônimo de humanismo e integração social.

Marco Maciel assinalou ainda a importância de ter a informática como suporte nesse processo, recomendando sua associação com o aprendizado matemático e o domínio precoce de suas técnicas. Em aparte, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) comentou tese de doutorado, da qual será examinador, que propõe uma reavaliação do processo de desenvolvimento em curso, voltado mais para o uso de recursos científicos e tecnológicos em prol do progresso econômico que do desenvolvimento humanístico.

05/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel propõe reflexão sobre crescimento e reforma política

Marco Maciel culpa governo pelas previsões de baixo crescimento do PIB

Marco Maciel critica centralização do processo de desenvolvimento brasileiro

Marco Maciel ressalta importância da Chesf para o desenvolvimento do país

Marco Maciel ressalta importância da educação de qualidade para o desenvolvimento dos países

Marco Maciel defende reforma política