Marco Maciel destaca atuação de Ruth Cardoso na redução das desigualdades sociais



Em nota divulgada nesta quarta-feira (25), em que lamenta a morte de Ruth Cardoso, o senador Marco Maciel (DEM-PE) afirma que a ex-primeira-dama formulou políticas públicas que muito contribuíram para reduzir as desigualdades no Brasil, especialmente nos campos estratégicos da educação, da saúde e da erradicação do trabalho infantil. Dona Ruth Cardoso faleceu na terça-feira (24), em São Paulo, em decorrência de infarto.

"Sua morte muito nos entristece e o tempo irá mostrar a falta que o seu desaparecimento fará ao país", afirma o senador.

Marco Maciel lembra que o programa Comunidade Solidária, coordenado por dona Ruth Cardoso à época em que ele ocupava a Vice-Presidência da República, no governo de Fernando Henrique Cardoso, contribuiu de forma decisiva para a inclusão social no país.

"Ela não só formulou as linhas básicas desse programa, que tanto contribuiu para a inclusão social em nosso país e, a meu ver, deve ter continuidade, como teve atuação destacada em fóruns internacionais, inclusive na ONU [Organização das Nações Unidas], visto que o Comunidade Solidária serviu de paradigma para muitos países, especialmente para os países menos desenvolvidos", lembra Marco Maciel.

No plano interno, assinala o senador, Ruth Cardoso inspirou uma série de proposições legislativas, entre as quais cita a lei que criou as Organizações Sociais da Sociedade Civil de Interesse Público, as Oscips.

"Foi a partir dessa iniciativa que tivemos o surgimento de uma rede que permite engajar governo, instituições privadas, de modo especial o empresariado, na formulação e execução de ações voltadas para a construção de um país menos injusto", afirma.

Marco Maciel ressalta ainda que Ruth Cardoso exercia uma ação social com viés político, no sentido em que Joaquim Nabuco empregava a palavra política. "Política com 'P' maiúsculo, não a política menor, não a política de viés meramente partidário, mas aquela política de sinônimo do bem comum".

"Foi em função dessa postura que ela conseguiu fazer enlaces e parcerias com muitas instituições, muitas das quais com divergências em relação ao governo, mas que se associaram a esses programas porque eram idéias que tinham forte consistência", lembra.

Marco Maciel destaca ainda a contribuição de dona Ruth no campo acadêmico, como professora da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora, socióloga, antropóloga e autora, entre outras obras, de uma tese sobre a imigração japonesa, cujo centenário é comemorado este ano.

"Daí por que eu não estaria exagerando se dissesse: o país ficou menor com o seu desaparecimento", conclui Marco Maciel.



25/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel lembra ações de Ruth Cardoso para a redução de desigualdades

Eduardo Azeredo destaca atuação de Ruth Cardoso em programas sociais

Cristovam destaca importância de Ruth Cardoso no aprimoramento de programas sociais

Agripino lembra ações sociais de Ruth Cardoso

RUTH CARDOSO: PARCERIA GARANTE EFICÁCIA DOS PROGRAMAS SOCIAIS

Ministério da Saúde pede ousadia na redução de desigualdades sociais