RUTH CARDOSO: PARCERIA GARANTE EFICÁCIA DOS PROGRAMAS SOCIAIS



O Comunidade Solidária tem procurado "estabelecer um espaço de diálogo" entre o Estado, em todos os seus níveis, e a sociedade civil, buscando e estimulando parcerias para viabilizar a ação social, segundo definiu a presidente do Conselho Nacional do programa, Ruth Cardoso, em sua intervenção, hoje (dia 31), na 3ª Teleconferência sobre Estratégias de Obtenção de Recursos Federais, organizada pelo Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado.

A socióloga defendeu a simplificação de procedimentos e da legislação complexa, que chega, na sua opinião, a amedrontar integrantes da sociedade civil a se relacionarem com o governo. O Comunidade tem uma maneira de atuar diferente do convencional, informou, "especialmente na avaliação da eficácia dos projetos: os critérios burocráticos de avaliação não são os mais eficientes; é preciso controlar o produto final porque o verdadeiro critério é avaliar se o objetivo foi atingido".

Ruth Cardoso explicou que ao conselho cabe reforçar a relação dos diferentes níveis de governo com a sociedade civil, oferecendo a esta instrumentos como os centros de trabalho voluntário. Ela destacou três programas, todos voltados para jovens que, segundo afirmou, "precisam de apoio porque estão enfrentando problemas muito graves e têm merecido atenção menor".

O Alfabetização Solidária, parceria do Ministério de Educação com empresas privadas, é executado em municípios rurais, "onde a taxa de analfabetismo - mais de 60% em quase 40 municípios brasileiros - é escandalosa", comentou.Já o Capacitação Solidária é financiado exclusivamente por recursos privados e tem como propósito a formação profissional de jovens das capitais com vistas ao mercado de trabalho. A seleção dos projetos, apresentados por organizações não-governamentais, é feita por meio de concurso.

O conselho busca os recursos junto a entidades do setor privado, avalia e monitora sua execução. Finalmente, o Universidade Solidária reúne estabelecimentos de ensino superior que se filiam voluntariamente para enviar estudantes aos municípios que se inscreverem no programa, com o propósito de trabalhar junto a lideranças de áreas como saúde e educação.

A essência do Comunidade Solidária está na parceria, enfatizou Ruth Cardoso. "O trabalho conjunto entre os diferentes níveis de governo e a parceria com a sociedade civil é fundamental e é ela que vai garantir a eficácia da utilização dos recursos públicos", afirmou.



31/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam destaca importância de Ruth Cardoso no aprimoramento de programas sociais

Eduardo Azeredo destaca atuação de Ruth Cardoso em programas sociais

Agripino lembra ações sociais de Ruth Cardoso

Marco Maciel destaca atuação de Ruth Cardoso na redução das desigualdades sociais

Seads e Fundação Orsa firmam parceria para implantar três programas sociais

Estado garante acesso a programas sociais para famílias do entorno do Rodoanel Norte