Marco Maciel diz que o Mercosul empacou



O senador Marco Maciel (DEM-PE) alertou nesta terça-feira (18) para a estagnação do Mercosul. De acordo com o parlamentar, esta é a opinião de vários analistas que se pronunciaram nos últimos dias pela imprensa a propósito da 34ª reunião de ministros do Mercosul, nesta terça e quarta-feiras, em Montevidéu.

- O Mercosul de certa forma empacou. Está na hora de fazermos um esforço para levantamento do Mercosul, de forma que possamos avançar. Este é o nosso desafio - disse Marco Maciel.

Na opinião desses especialistas, além de não ter progredido nos últimos anos, o Mercosul registrou um aumento dos conflitos entre os quatro estados fundadores - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Marco Maciel observou que ficou na distância a ampliação do bloco econômico aos 12 países da América do Sul, conforme foi indicado em encontro realizado no ano 2000, sob a liderança do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

- O ideal é que pudéssemos alçar o mesmo nível alcançado pela União Européia, que no dia 13 de dezembro firmou um tratado cumprindo mais um relevante passo para realizar a sua integração confederativa - assinalou o senador.

No entender de Marco Maciel, a União Européia é o mais bem-sucedido projeto de integração regional. Seu primeiro passo ocorreu com os Tratados de Roma, em 1957, criando a chamada Comunidade Econômica Européia. Dos 27 estados-membros, até agora 13 adotaram a moeda única, o euro. Apenas 15 aceitaram o Acordo de Schegen sobre a livre circulação mútua de pessoas entre as fronteiras nacionais e a Suprema Corte se limita a julgar questões de direitos civis e humanos.



18/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Marco Maciel, Mercosul empacou

Marco Maciel lamenta falta de integração entre Mercosul e União Europeia

Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel

MARCO MACIEL VISITA ACM

Marco Maciel: 'ACM era uma instituição'

Marco Maciel abre reunião da CCJ