Marco Maciel pede aprovação de requerimento que cria a comissão do bicentenário da Independência



Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador Marco Maciel (DEM-PE) pediu à Câmara dos Deputados que aprove requerimento de sua autoria solicitando a criação de uma comissão do Congresso Nacional que irá organizar as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, a ser comemorado em 2022.

Com a aprovação do requerimento, disse Marco Maciel, a comissão terá tempo de organizar uma programação que não seja apenas festiva, mas um "exercício de pedagogia histórica", ao favorecer uma reflexão sobre a evolução do país nesses últimos 200 anos. O requerimento foi aprovado pelo Senado em 2004.

- Espero em breve espaço de tempo [a aprovação], para começarmos a preparar uma série de eventos que deverão ser realizados para que o bicentenário não passe despercebido pelo povo - afirmou.

Marco Maciel lamentou ainda que o Brasil não cultive o hábito de trabalhar com antecedência em eventos dessa natureza, diferentemente do que ocorre em outros países do mundo, a exemplo dos Estados Unidos, "que fez grandes celebrações quando comemorou 200 anos de existência".

O senador citou ainda alguns episódios da história brasileira que, no seu entender, "não tiveram a repercussão que deveriam ter", a exemplo dos 500 anos do Descobrimento, comemorados em 2000, e os 200 anos da transferência da corte de Lisboa para o Brasil, em 1808.

A comissão do bicentenário da Independência, disse Marco Maciel, terá ainda o papel de "refletir sobre um passado que venha a iluminar o futuro, para que possamos, revisitando nossa história, fazermos uma avaliação daquilo que constitui fatores positivos de nosso processo de integração nacional, ao mesmo tempo criando condições para que possamos corrigir os rumos quanto ao futuro".

Em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA) manifestou apoio à iniciativa de Marco Maciel, lamentando, porém, a ocorrência ainda hoje de trabalhadores mantidos em regime semelhante à escravidão, 122 anos após a sua abolição.

08/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel propõe que comecem já preparativos para o Bicentenário da Independência

Maciel lamenta morte de deputado e pede reflexão sobre bicentenário da independência do Brasil

Marco Maciel quer a aprovação do projeto que cria o cadastro positivo

CCJ aprova criação de Comissão Especial do Bicentenário da Independência

Aprovada proposta de comissão para preparar comemoração do Bicentenário da Independência

Marco Maciel pede aprovação de PEC que inclui cerrado e caatinga entre os biomas considerados patrimônio nacional