Marco Maciel propõe que comecem já preparativos para o Bicentenário da Independência



Faltam 18 anos para as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, mas o senador Marco Maciel (PFL-PE) está propondo, por meio de projeto de resolução, que uma comissão seja formada para iniciar os preparativos desde já. Em discurso pronunciado nesta quarta-feira (4), Maciel disse considerar que uma celebração à altura dessa efeméride vai permitir não apenas uma reflexão sobre o passado, mas uma possibilidade de reformulação do futuro do país.

O senador lamentou que o Brasil não venha dando a devida importância a datas comemorativas. Com isso, estaria perdendo o enorme potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. Maciel lembrou o impacto e a grande repercussão até hoje da Semana de Arte Moderna de 1922, ano em que se comemorou o centenário da Independência.

- Os duzentos anos da constituição dos Estados Unidos começaram a ser preparados 50 anos antes. A política nos induz a considerar mais a história, que se avalia por séculos, enquanto os calendários se contam por dias, meses e anos - disse o senador.

Em aparte, o senador Eduardo Siqueira Campos (PFL-TO) apoiou o discurso de Maciel e mencionou as homenagens que em Tocantins são prestadas à Coluna Prestes e a seu líder, o comunista Luis Carlos Prestes. Em sua passagem pela região, ainda quando pertencia ao Estado de Goiás, a coluna teria trazido melhorias para a população.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel pede aprovação de requerimento que cria a comissão do bicentenário da Independência

Maciel lamenta morte de deputado e pede reflexão sobre bicentenário da independência do Brasil

Patriota viaja a Caracas para o Bicentenário da Declaração de Independência da Venezuela

Aprovada proposta de comissão para preparar comemoração do Bicentenário da Independência

Marco Maciel propõe nomes para Livro dos Heróis da Pátria

Marco Maciel propõe criação de fundo para socorrer municípios