Marco Maciel pede reflexão sobre a pobreza e os direitos humanos



Em discurso no qual chamou a atenção para as conseqüências das desigualdades sociais, nesta quinta-feira (21), o senador Marco Maciel (PFL-PE) sugeriu maior reflexão sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, cuja data comemorativa é 10 de dezembro. A declaração foi lavrada pela Organização das Nações Unidas (ONU) três anos após o término da Segunda Guerra Mundial.

Maciel ressaltou principalmente a importância da erradicação da pobreza no mundo por meio estratégias internacionais permanentes de colaboração e cooperação entre as nações, lembrando que, no caso das grandes catástrofes, como no episódio da tsunami que varreu ilhas no Oceano Índico, há dois anos, a humanidade, por meio de suas instituições, se pronunciou de maneira ágil, fazendo doações às vítimas e distribuindo-as em ato de solidariedade espontânea.

A propósito, o senador citou artigo da comissária das Nações Unidas para os direitos humanos, Louise Arbour, publicado no jornal Folhade S. Paulo sob o título "O Dia dos Direitos Humanos e a Pobreza ". Na matéria, Arbour lembra que a pobreza "é, ao mesmo tempo, causa e conseqüência da violação dos direitos humanos" e que "a miséria e a exclusão estão ligadas à discriminação, negando-se aos pobres o mercado de trabalho, a saúde e a habitação".

Marco Maciel salientou a importância de as nações mais ricas ajudarem a África, continente que mais sofre com a fome no mundo, observando que o Brasil também tem compromissos com aquelas nações, "que concorreram muito para nossa formação étnica".

Em outra parte do discurso, o senador por Pernambuco saudou o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), que vai deixar o Senado. Tourinho não foi reeleito para um novo mandato de senador.



21/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel propõe reflexão sobre crescimento e reforma política

Marco Maciel: luta por direitos humanos é fundamental para sociedade livre e aberta

Maciel lamenta morte de deputado e pede reflexão sobre bicentenário da independência do Brasil

Direitos Humanos lança hoje livro sobre a pobreza no Brasil

Marco Maciel parabeniza Sarney pela realização de seminário sobre direitos autorais

Maciel lembra os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos