Marco Maciel propõe reflexão sobre crescimento e reforma política



A proximidade do segundo turno das eleições para presidente da República levou o senador Marco Maciel (PFL-PE) a propor uma reflexão sobre a importância de o país voltar a crescer a taxas mais altas e consolidar suas instituições por meio de uma reforma política. Enquanto esta se impõe como desafio ao novo Congresso, a ampliação das taxas de crescimento econômico é tarefa, salientou, para o próximo governante eleito.

O pefelista advertiu ainda que esse impulso ao desenvolvimento não pode perder de vista o enfrentamento das desigualdades regionais. O quadro mais preocupante, na sua opinião, encontra-se no Nordeste, região que teria sido contemplada no programa de governo do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) com uma série de iniciativas para estimular o processo de crescimento.

Além da proposta de recriação e vinculação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) à Presidência da República, estaria previsto um reforço orçamentário à região baseado no Índice de Desenvolvimento Regional (IDR). Dois novos mecanismos de financiamento também seriam cogitados: o Fundo de Capital de Risco do Nordeste e o Fundo Garantidor das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para o Nordeste.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) considerou natural um médico migrar para a política (caso dele e de Alckmin) por sua experiência no trato com a saúde, que, segundo definição das Nações Unidas, representaria o estado de completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo.



18/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em seminário sobre Legislativo, Marco Maciel defende reforma política

Marco Maciel pede reflexão sobre a pobreza e os direitos humanos

Marco Maciel defende reforma política

Marco Maciel diz que o Brasil precisa de uma reforma política

Marco Maciel quer que reforma política avance

Marco Maciel defende reforma política que garanta governabilidade