Marco Maciel registra a posse de Marly Mota na Academia Pernambucana de Letras
Em pronunciamento nesta segunda-feira (3), o senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou a posse da escritora Marly Mota na Academia Pernambucana de Letras, na cadeira anteriormente ocupada pela poetisa Maria do Carmo Barreto Campelo de Melo.
Em seu discurso, Marco Maciel ressaltou que Marly Mota é "uma artista da palavra, poetisa, cronista e pintora", com livros de valor reconhecido pela crítica, entre eles A Janela, O Pátio da Matriz, Além do Jardim, O Mundo e o Carrossel, e também com consagradas incursões no campo das artes visuais, com quadros inspirados tanto na obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freire, quanto nos livros do escritor português Eça de Queiroz.
- Marly Mota tem poesia telúrica em tudo que escreve e pinta, com sentimentos visualizáveis pelas palavras e cores. A saudade é o que mais lhe toca o coração. A escritora e pintora, que ela é, logo a transmite, inclusive a quem não provem dos mesmos passos de vida - afirmou.
Antes de concluir o seu pronunciamento, Marco Maciel solicitou a inclusão do discurso de Marly Mota nos Anais do Senado, tendo em vista a repercussão das palavras da escritora entre os convidados que prestigiaram a sua posse na Academia Pernambucana de Letras.
03/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel registra posse de Celso Lafer na Academia de Letras
Marco Maciel toma posse na Academia Brasileira de Letras
Marco Maciel comenta posse de Luiz Paulo Horta na Academia Brasileira de Letras
ACM homenageia Marco Maciel, novo imortal da Academia Brasileira de Letras
FRANCELINO REGISTRA POSSE DE JORNALISTA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS
José Jorge anuncia eleição de Marco Maciel para a Academia Brasileira de Letras