Marconi Perillo pede união dos governos do Centro-Oeste para o pleno desenvolvimento da região
Na sessão especial desta quinta-feira (19) destinada a homenagear os 47 anos de criação de Brasília, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) defendeu a união do Distrito Federal e dos três estados que fazem parte da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) com o objetivo de definirem as prioridades junto ao governo federal destinadas a promover o desenvolvimento sustentável da região e retirar da pobreza milhares de famílias.
- Somente com a união conseguiremos ser ouvidos pelo governo e, quem sabe, receber mais incentivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Da forma como somos tratados na atual composição do PAC, será difícil viabilizar as prioridades do DF e demais estados. Da forma como foram alocados os recursos do programa, a Ferrovia Norte-Sul não chegará até o porto, e a Ferrovia Leste-Oeste não levará a produção de Goiás e Mato Grosso até o navio - previu Marconi Perillo.
Ao homenagear Brasília, Marconi Perillo enalteceuo seu criador, Juscelino Kubitschek. Para o senador, JK pensou o Brasil em uma perspectiva de longo prazo, e, durante o governo dele (1955 a 1960), venceu gargalos econômicos, a começar pela energia, o transporte e a indústria de base.
Mas a construção da nova Capital da República, de acordo com o senador, foi o marco maior de JK, "porque sem ela o Brasil permaneceria acanhado e restrito à costa do Atlântico, e, entre outras coisas,não teria a fronteira agrícola do Centro-Oeste".
- O Centro-Oeste está pronto para responder à demanda pela produção de combustíveis renováveis, a partir da cana, da mamona, do milho, e deverá ser o responsável pela maior parte de usinas a serem implantadas no Brasil, dentro do processo de expansãoda produção de álcool, estimada em 36 milhões de litros até 2015 - concluiu Marconi Perillo.
19/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo debate recursos para a região Centro-Oeste
Gurgacz pede união das bancadas do Norte e Centro-Oeste pela duplicação da BR-364
Tebet pede ao governo rapidez na criação da agência de desenvolvimento do Centro-Oeste
Perillo enaltece importância que Jonas Pinheiro teve para o Centro-Oeste
No Centro-Oeste, quatro candidatos disputam governos estaduais
Marconi Perillo pede investigação do Senado sobre falsificação de documentos