Tebet pede ao governo rapidez na criação da agência de desenvolvimento do Centro-Oeste



Ao parabenizar o governo federal pela decisão de criar uma agência de desenvolvimento para a região Centro-Oeste, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que ele encaminhe ao Congresso o mais rapidamente possível um projeto de lei viabilizando a agência. Ele informou que a criação da agência de desenvolvimento foi confirmada nesta segunda-feira (12) pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, em reunião com os governadores do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e a vice-governadora do Distrito Federal.

- Há oito anos, desde que cheguei ao Senado, venho defendendo a criação de uma autarquia que faça o papel da antiga Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), da qual fui seu último presidente por quase três anos. Não perdôo o ex-presidente Fernando Collor pela extinção da Sudeco, uma decisão que puniu severamente nossa região - afirmou Ramez Tebet.

Na opinião do senador pelo Mato Grosso do Sul, regiões menos desenvolvidas, como o Centro-Oeste, Norte e Nordeste, precisam de iniciativas do governo que induzam o seu desenvolvimento. Ele acrescentou que as potencialidades dos estados mais pobres só podem ser exploradas e gerar benefícios para a população se houver um incentivo por parte do governo federal.

O Centro-Oeste, informou Tebet, possui cerca de 100 milhões de hectares de terra apropriados para a produção de alimentos. Esse potencial, na sua avaliação, não está sendo aproveitado pela falta de uma instituição que financie projetos. Ele também comentou que, apesar de dispor de 24 milhões de cabeças de gado, o Mato Grosso do Sul não conta com uma única indústria que produza sapatos, cintos e bolsas. -O couro é exportado praticamente in natura-.

Em aparte, o senador Delcidio Amaral (PT-MS) enumerou que o Mato Grosso do Sul dispõe de uma classe produtora eficiente e com alto grau de competitividade, mas carece de uma agência de desenvolvimento que viabilize a infra-estrutura necessária para facilitar a vida de quem trabalha e produz e também para gerar novos empregos. Já o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) opinou que a agência do Centro-Oeste vai beneficiar não apenas a região, mas todo o país.

Para o senador João Capiberibe (PSB-AP), as agências de desenvolvimento regionais, se bem conduzidas e gerenciadas, são fundamentais para induzir o desenvolvimento dos estados mais pobres da federação. Representante do Distrito Federal, que também será beneficiado pela agência anunciada pelo governo, o senador Eurípedes Camargo (PT) externou sua satisfação com o anúncio da criação da agência para o Centro- Oeste.



13/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet defende criação de Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Tebet defende criação de agência de desenvolvimento para o Centro-Oeste

Mauro Miranda defende criação da Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Tebet aplaude criação de grupo interministerial para instituir agência do Centro-Oeste

Centro-Oeste também terá agência de desenvolvimento

Moreira Mendes fala à TV Senado sobre a Agência de Desenvolvimento do Centro-Oeste